Banca de DEFESA: ROSE SUELLEN DE CASTRO LISBOA

DISCENTE: ROSE SUELLEN DE CASTRO LISBOA
DATA: 30/09/2021

COMPARTILHAMENTO DE DADOS CIENTÍFICOS: percepção e práticas dos docentes dos programas de pós-graduação do ITEC e ICSA

Compartilhamento de dados; dados de pesquisa; ciência aberta.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A Ciência Aberta pode ser considerada como uma mudança de paradigma dentro do movimento de Acesso Livre, contendo em um de seus pilares o acesso aberto aos dados de pesquisas científicas de forma a contribuir e colaborar com uso, reuso e reprodutibilidade desses dados. Mediante o compartilhamento, as pesquisas podem ser validadas e trazer mais transparência aos estudos desenvolvidos. Dentre as questões debatidas sobre o compartilhamento de dados de pesquisa está a percepção dos autores sobre essa prática, os quais podem tanto inibi-la como influenciá-la. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar as percepções e práticas dos docentes permanentes de programas de pós-graduação do Instituto de Tecnologia (ITEC) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa. A metodologia, de cunho exploratório, por meio do estudo de caso, compõe a investigação quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa, tendo a UFPA como locus da pesquisa, mediante questionário e entrevista. A pesquisa foi realizada por meio de 51 respondentes ao questionário e 10 participantes na entrevista. Os resultados apontaram que os docentes possuem conhecimento sobre compartilhamento de dados de pesquisa, mas não em relação aos fundamentos da Ciência Aberta. Em relação as práticas de compartilhamento de dados, a pesquisa aponta a ocorrência de maneira informal, sem a utilização de ferramentas de gerenciamento desses dados. Denota-se a importância deste estudo na UFPA, visto a incipiência sobre a temática e a necessidade de diretrizes e suporte em âmbito institucional, diante da relevância do tema em identificar e pesquisar fatores e características que podem aumentar o equilíbrio entre os participantes no processo e uso do compartilhamento de dados de pesquisa.

Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo à Instituição - LUANA FARIAS SALES MARQUES
Externo à Instituição - PALOMA MARÍN-ARRAIZA