Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA GARCIA GOMES

DISCENTE: AMANDA GARCIA GOMES
DATA: 20/09/2021
LOCAL: Google Meet

PRIVACIDADE E ÉTICA INFORMACIONAL: uma análise dos Termos de Uso dos Serviços de Redes Sociais Online

Serviço de Redes Sociais Online. Ética Informacional. Termos de Uso. Privacidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

O objetivo deste estudo é analisar as características contidas nos Termos de Uso de Serviços de Redes Sociais Online, especificamente, os artigos e demais parágrafos jurídicos que tratam sobre elementos de privacidade e relacioná-los com os elementos que definem as propriedades da Ética Informacional e do Direito Digital. A delimitação do tema de pesquisa está pautado no estudo dos serviços disponíveis na internet, especialmente, aqueles considerados Serviços de Redes Sociais Online que possuem alto número de usuários, além disso a discussão sobre a privacidade na Sociedade em Rede tem promovido debates sobre as implicações éticas no ambiente informacional e como essas implicações têm reflexos no fornecimento de dados quando o usuário aceita as condições para utilizar os serviços. Nesse sentido, o problema desta pesquisa se estrutura: a distância entre os conceitos sobre Ética Informacional e Direito Digital nas informações nos Termos de Uso podem criar um ambiente propício para potenciais ações prejudiciais aos dados pessoais coletados pelos Serviços de Redes Sociais Online. Os critérios de escolha da amostra para o SRSO foram aqueles que apresentaram as seguintes características: ser gratuito (não cobrar taxa para utilização) e está classificado entre os vinte serviços de web sites mais acessados. O método a ser empregado é uma combinação de técnicas divididas em etapas. Inicialmente a primeira etapa foi uma revisão de literatura sobre os principais conceitos da privacidade em redes sociais online, analisando as principais noções sobre dados pessoais e a sua relação na internet com a finalidade de perceber como se compreende na literatura as ações de coleta, armazenamento e processamento dessas informações. Por conseguinte, foram selecionados e identificados os conceitos que serviram de parâmetro para análise de conteúdo sistematizada que possuam elementos informativos que tenham relação direta com: aspectos da privacidade de dados pessoais dos referenciados (Coleta, Finalidade, Compartilhamento, Compartilhamento com agentes externos, Persistência/Processamento e Exclusão), aspectos relacionados à Ética Informacional (Escolha, Consentimento, Correção, Explicitação, Coleta e Uso) e aspectos relacionados ao Direito Digital (características dos contratos de adesão feitos pelas redes sociais).

Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo à Instituição - JOÃO ANTONIO DE MORAES
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA