Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PAULO PASTANA NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO PAULO PASTANA NEVES
DATA: 30/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet ppgci
TÍTULO:

Análise bibliométrica da produção científica do Núcleo do Meio Ambiente (NUMA) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA relacionado a temática recursos naturais na Amazônia.


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação científica. Produção científica. Bibliometria. Recursos naturais. Amazônia


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO:

Análise bibliométrica dos programas de pós graduação ligados ao Núcleo de Meio Ambiente e Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, a partir das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e   Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), respectivamente. A pesquisa tem como objetivo identificar as principais correntes de pesquisa ligadas ao acesso de recursos ecológicos na Amazônia, bem como realizar análise quantitativa sobre o tema recursos naturais a partir das duas pós que lidam diretamente com essa temática na UFPA. Foram selecionados para analise os anos, temas e pesquisadores mais produtivos, apresentando as principais tendências de pesquisa a partir desses resultados, oferecendo um “estado da arte” na produção cientifica do PPGEDAM e PPGDSTU. A pesquisa se justifica devido a importância da sustentabilidade e do desenvolvimento dos recursos explorados na Amazônia junto a sociedade, onde o levantamento busca oferecer informações que possam ser futuramente aproveitadas. A metodologia utilizada é quantitativa, descritiva e bibliométrica, a partir do levantamento das dissertações nos Portais online dos programas (PPGEDAM e PPGDSTU), Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA), e na Plataforma do curriculum Lattes. Tem-se o período de análise o primeiro ano das defesas até 2018. A análise dos dados apresentou que o PPGEDAM/NUMA apresentou 172 dissertações produzidas entre 2009 a 2018 enquanto o PPGDSTU/NAEA possui 254 dissertações entre 1987 a 2018. Quanto aos docentes que mais orientaram no PPGDSTU, foram contabilizados 39 orientadores, enquanto no PPGEDAM, 27 orientadores. Apresenta-se as considerações de pesquisa, em que serão identificadas em fase final as principais tendências temáticas dos programas através do software VOSviewer, assim como também serão elaboradas nuvens de palavras-chaves, onde possibilitará a mapeação dos termos mais usados e discutidos nas dissertações por meio do software Wordclouds.com, e a rede de colaboração cientifica entre docentes e discentes dos programas, que serão visualizadas pelo software Gephi. Ressalta-se, para melhor entendimento e discussão dos dados apresentados, a possibilidade de entrevistas com diretores das PPg’s do NUMA e NAEA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1866047 - ROBERTO LOPES DOS SANTOS JR
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo ao Programa - 2178146 - LIGIA TEREZINHA LOPES SIMONIAN
Notícia cadastrada em: 05/07/2021 15:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2