Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA MATNI FONTELES

DISCENTE: DEBORA MATNI FONTELES
DATA: 18/06/2021

A PRIVACIDADE EM SERVIÇOS DE REDES SOCIAIS ON-LINE: Análise sobre potenciais riscos relacionados à privacidade de dados pessoais a partir do estudo de discentes de Pós-Graduação

Palavras-chave: Serviços de Redes Sociais Online. Privacidade de Dados Pessoais. Uso de dados. Paradoxo da Privacidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Introdução: O uso de Serviços de Redes Sociais On-line tem se tornado frequente no cotidiano de indivíduos, sendo utilizados para postar e compartilhar informações e dados tais como: imagens, vídeos de longa e curta duração, stories, publicação de enquetes, entre outras funcionalidades, tendo portanto, uma importante capacidade de produção de conteúdo para as empresas privadas, como por exemplo o Facebook, Inc. No entanto, observa-se que algumas delas praticam a coleta, armazenagem, uso e compartilhamento de dados pessoais com terceiros. Por outro lado, alguns estudos tais como Barnes (2006); Madden (2012) e Hsing (2016) discutem que existe uma parcela de usuários de Serviços de Redes Sociais On-line que não se preocupam, ou não se importam com o que é realizado com dados pessoais. No entanto, existe também outra parcela de usuários que mesmo tendo conhecimento sobre os riscos causados à privacidade de dados – tema deste estudo, demonstram ter uma certa preocupação com o que é feito com eles, mas ainda sim, depositam dados de forma natural ao utilizarem os Serviços de Redes Sociais On-line, o que demonstra ausência de lógica entre aquilo que eles querem e aquilo que continuam a fazer Então se os usuários estão preocupados com a privacidade de dados, logo não tem sentido que eles continuem produzindo e compartilhando dados sem que adotem medidas que garantam a proteção dos dados. Problema de Pesquisa: Portanto, verifica-se a necessidade se investigar a existência de um paradoxo entre os estudos relacionados ao acesso de dados pessoais em Serviços de Redes Sociais On-line, onde estes serviços compõem um grupo de tecnologias que vigoram entre os principais potenciais causadores da coleta de dados por terceiros, e as práticas adotadas pelos usuários destes serviços, que compartilham informações de cunho privado sem aparente reflexão sobre o que é feito com os seus dados. Justificativa: A pesquisa justifica-se por revelar as práticas de uso de dados pessoais por empresas privadas, algumas envolvidas em escândalos de vazamento de dados, ou ainda de realizarem o compartilhamento de dados com empresas parceiras. Além disso, os Serviços de Redes Sociais On-line são ambientes que proporcionam uma exposição pública aos usuários, potencializando a ocorrência de crimes virtuais tais como os de intolerância, preconceito, e invasão de privacidade. Ressalta-se que o estudo será relevante para compreender como o fenômeno de Redes Sociais On-line produzidos por empresas tecnológicas podem exercer domínio sobre os indivíduos a ponto destes não refletirem que ao acessarem os Serviços de Redes Sociais On-line estão automaticamente abrindo mão de sua privacidade de dados pessoais. O estudo é relevante para a Ciência da informação, pois se trata de uma ciência social que se preocupa em investigar dentre outros aspectos os problemas informacionais que afetam a sociedade, além de oferecer conhecimentos consolidados sobre a organização da Informação e da Tecnologia da informação. O Objetivo Geral do estudo é mapear a percepção que os discentes dos programas de Pós-Graduação possuem sobre os riscos causados à privacidade, quando compartilham dados, principalmente os acadêmicos em Serviços de Redes Sociais Online. Os objetivos específicos são: i) Compreender os potenciais riscos causados à privacidade de dados a partir do uso dos Serviços de Redes Sociais On-line na literatura acadêmica; ii) Elaborar e aplicar um instrumento de pesquisa para coletar dados que evidenciem o comportamento de discentes em PPG em relação à privacidade de dados pessoais; iii) Analisar as características de utilização dos Serviços de Redes Sociais On-line pelos discentes dos PPG quando compartilham dados, cruzando as respostas com os potenciais riscos apontados na literatura acadêmica; iv) Construir um diagnóstico, a partir dos resultados identificados na coleta de dados, sobre a percepção que os discentes de PPG possuem sobre os riscos que o uso de SRSO pode causar à privacidade de dados pessoais, incluindo uma síntese dos pontos que convergem ou divergem entre a literatura acadêmica e o comportamento do discente nos Serviços de Redes Sociais On-line. O Método utilizado para esta pesquisa é a análise exploratória e observacional com foco no fenômeno de Serviços de Redes Sociais On-line, tendo como recursos para a coleta e análise de dados os seguintes instrumentos: a) Elaboração de questionário para aplicação aos discentes; b) Aplicação do software livre “R” como forma de estruturar os dados obtidos na segunda etapa da pesquisa. No caso do questionário (primeira etapa), ainda em desenvolvimento, tem como eixos principais os seguintes contextos: socioeconômico; tecnológico; uso de Serviços de Redes Sociais On-line; privacidade. O Universo de Pesquisa é delimitado ao estudo de usuários de Serviços de Redes Sociais On-line, ativos, que participam de ao menos um Serviço de Redes Sociais On-line. Como amostra, esta pesquisa está delimitada a discentes pertencentes a Programas de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Stricto Sensu, da Universidade Federal do Pará.

Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA
Notícia cadastrada em: 17/05/2021 12:48