Banca de DEFESA: JOÃO VITOR CORREA DINIZ

DISCENTE: JOÃO VITOR CORREA DINIZ
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google Meet

A INDEXAÇÃO DE FOTOGRAFIAS NO ARQUIVO PESSOAL EDSON DINIZ SOBRE O GRUPO THENETEHARA-GUAJAJARA

Palavras-chave: Organização do Conhecimento. Indexação de Fotografias. Tenetehara-Guajajara. Edson Soares Diniz. Método de Pato.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A preservação da memória por meio do auto-arquivamento mostra-se uma prática humana com precedentes estruturados e aplicados em instituições que se dedicam às possibilidades de compartilhamento, acesso e recuperação dos conteúdos presentes nos mais diversos tipos de suporte documental. Dentre estas instituições que se dedicam à organização, preservação e disseminação da informação quatro se destacam pela tradição de seus trabalhos na sociedade antiga e moderna: os arquivos, as bibliotecas, os museus e os centros de documentação. Todavia, para além destes espaços, aponta-se na presente pesquisa a relevância documental de arquivos pessoais como o de Edson Soares Diniz, finado antropólogo do cenário acadêmico brasileiro com relevantes trabalhos realizados entre às decadadas de 1970 e 1990. O objetivo geral visa refletir sobre a indexação dos conteúdos presentes nas fotografias que compõem o arquivo pessoal do etnólogo Edson Diniz sobre o grupo Tenetehara- Guajajara. E objetivo específicos: estudar o conceito de documentação e documento na Ciência da Informação e na Museologia; realizar um levantamento teórico sobre organização do conhecimento, bem como sobre a indexação; investigar procedimentos, dificuldades e estratégias no processo de indexação de fotografias no contexto do arquivo pessoal do etnólogo Edson Diniz sobre o grupo Tenetehara-Guajajara com o uso da ficha de análise baseada no Método de Pato. Os dados coletados, estudos elaborados e anotações feitas por este pesquisador diluem-se em seu conjunto documental de grande variedade tipológica, e foi dentro desta variedade que se fez a seleção do documento fotográfio para relaização desta pesquisa. Entre os grupos étnicos estudos ao longo de sua carreira como etnólogo, as fotografias do grupo Tenetehara-Guajajara foram as escolhidas como obejto de estudo desta pesquisa, pois se teve como referencial para às mesmas, o acesso ao único livro publicado por Edson pela Universidade Federal do Pará entitulado Os Tenetehara-Guajajara e a Sociedade Nacional: flexibilidade cultural e persistência étnica, de 1994. Dessa forma ao compreender que o establecimento de relefexões entorno dos conteúdos documentais recai sobre o campo da Organização do Conhecimento, propõe-se a presente pesquisa busca refletir sobre a indexação de fotografias – desenvolvida no Método de Pato – registradas por Edson sobre o grupo Tenetehara-Guajajara para possível recuperação de informações, a partir de uma abordagem interdisciplinar entre Museologia e Ciência da informação.

Presidente - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo ao Programa - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 15:55