Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO TORRES DE MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO TORRES DE MATOS
DATA: 10/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/tai-okvf-sgt
TÍTULO:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DE DADOS: INTERSECÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas de informação. Sistemas de informação governamentais. Ciência de Dados. Big Data. Organização e Representação do Conhecimento. Sistemas de Organização do Conhecimento.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação
RESUMO:

Analisa intersecções teóricas e práticas da organização do conhecimento nos Sistemas de Informação, como área de estudo da Ciência da Informação (CI), e a Ciência de Dados, com foco em Sistemas de Informação governamentais. Tem como objetivo explicar a organização e representação do conhecimento nos sistemas de informação governamentais e aplicações e práticas da Ciência de Dados, e como objetivos específicos: a) entender os sistemas de informação e a organização do conhecimento; b) identificar o conceito de ciência de dados e sua aplicação nos sistemas de informação no contexto da ciência da informação; c) analisar os processos de organização e representação do conhecimento nos sistemas de informação governamentais, combinados a processos de ciência de dados. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, de análise qualitativa, com estudo exploratório utilizando a metodologia quadripolar, a fim de analisar as relações multidisciplinares entre a organização e representação do conhecimento e a Ciência de Dados, estudando a teoria e prática do uso dessas intersecções em sistemas de informação governamentais visando a organização do conhecimento. Como resultados parciais, obteve-se definições sobre sistemas de informação, sistemas de informação governamentais, organização da informação e conhecimento e ciência de dados, conforme estudiosos da área da Ciência da Informação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA
Notícia cadastrada em: 09/09/2020 21:11
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2