Banca de QUALIFICAÇÃO: MARKENE MIRELLA COSTA FERREIRA

DISCENTE: MARKENE MIRELLA COSTA FERREIRA
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Sala de aula Ip-11a / reunião remota (google meet)

POTENCIAL INFORMACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DAS PINTURAS RUPESTRES EM MONTE ALEGRE, PARÁ

Ciência da Informação. Divulgação Científica. Arqueologia. Pinturas Rupestres. Monte Alegre (Pará)

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

O processo de produção e comunicação da informação é de interesse da Ciência da Informação. A divulgação ou popularização científica é um conceito relacionado ao processo de produção científica, no qual a comunidade científica tem o interesse de divulgar suas atividades de forma decodificada para uma linguagem não especializada e explicativa ao público leigo ou cidadão comum. Tendo em vista que a ação de divulgar ciência tem seu papel social, no que diz respeito à construção do senso crítico das pessoas por meio da informação, a pesquisa propõe-se a demonstrar o potencial informacional de divulgação científica do patrimônio arqueológico do Parque Estadual Monte Alegre (Pará) – PEMA representado por pinturas rupestres, na perspectiva da valorização e preservação desses vestígios arqueológicos junto à sociedade geral. Além de identificar o potencial documental das pinturas rupestres como relevantes fontes de informação para investigação científica dos arqueólogos, com base em definições de documento (expandindo-o para além dos registros escritos), a partir das teorias de Documentação de Bradford (1961), Otlet ([1934], 2018) e Briet (2016). O foco da pesquisa foram as pinturas rupestres dos sítios arqueológicos situados no munícipio de Monte Alegre, Pará, considerando-os, de forma preliminar, como fontes de informação relevantes de registros da memória da região Amazônica. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva subsidiada por uma extensa revisão bibliográfica. A coleta de dados contou com o suporte de fontes impressas e digitais, que viabilizaram o acesso aos materiais e informações sobre os instrumentos empregados na divulgação. Teve como objetivo geral: investigar a realização de divulgação das informações científicas sobre as pinturas rupestres do PEMA. E como objetivos específicos: a) identificar as principais técnicas e recursos utilizados na veiculação da informação científica acerca das pinturas rupestres do PEMA, bem como os respectivos tipos e características; b) identificar a produção científica concernente à arte rupestre dos sítios arqueológicos de Monte Alegre, Pará; c) apontar os aspectos informacional e documental das pinturas rupestres. Como procedimento metodológico, recorre-se a fontes de informação a fim de identificar as práticas e produtos utilizados na veiculação da informação científica para divulgação das pinturas rupestres do PEMA. Esta pesquisa aponta para a importância do papel da divulgação científica no processo de transferência de informação ao público leigo por meio de um discurso especializado da produção científica para uma linguagem facilmente inteligível e compreensível de forma a subsidiar nas soluções às necessidades informacionais nas questões sociais.

Presidente - 1866047 - ROBERTO LOPES DOS SANTOS JR
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CARLOS XAVIER DE AZEVEDO NETTO
Externo à Instituição - EDITHE DA SILVA PEREIRA