Banca de DEFESA: JACIARA CRISTINA ALMEIDA DO AMARAL

DISCENTE: JACIARA CRISTINA ALMEIDA DO AMARAL
DATA: 27/02/2020
LOCAL: CTIC

USO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS NO CONTEXTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Indexação. Representação do conhecimento (Teoria da informação). Repositórios institucionais – Brasil, Norte. Indexing. Knowledge representation (Information theory). Institutional repositories.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Técnicas de Recuperação de Informação

Apresenta um estudo sobre o uso das linguagens documentárias no contexto de repositórios institucionais universitários da Região Norte do Brasil. Traz uma conceituação sobre Organização do Conhecimento e os caminhos que ela traça para a elaboração de linguagens documentárias, assim como as características e principais tipos destas. Traça um panorama sobre o movimento Acesso Livre, a crise dos periódicos tradicionais e a busca por mais liberdade no acesso a textos científicos, contexto sob o qual desenvolveram-se os repositórios. Demonstra a adesão ao movimento acesso livre e as primeiras ações em seu favor ao redor do mundo e no Brasil, como as ações de incentivo de pesquisadores e órgãos governamentais. Reflete sobre a importância da utilização de linguagens documentárias na padronização de termos representativos de documentos disponibilizados em repositórios institucionais universitários, assim como os métodos e instrumentos que serão utilizados para obter os dados e responder a questão norteadora da pesquisa.

Presidente - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo à Instituição - MILENA POLSINELLI RUBI
Interno - 2131022 - THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS