Notícias

Banca de DEFESA: LETICIA LIMA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA LIMA DE SOUSA
DATA: 11/02/2020
HORA: 15:30
LOCAL: Secretaria PPGCI
TÍTULO:

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECASUNIVERSITÁRIAS: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DA UFRA

Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva

(BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi

analisar a GC no contexto das BUs. Os objetivos específicos foram construir um quadro

teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, identificar as iniciativas e práticas de GC

na BLJTVS e propor formas para a GC. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e

exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por

Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não

há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada

de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras

nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados. Recomenda-se para a

criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU

proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o

compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas, páginas

amarelas, mapas conceituais, comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes,

entrevistas de saída e a utilização de uma ferramenta do groupware, assim como foi

realizado por Guizalberth (2003), que criou o Programa de Aprendizagem (PA) usado pelo

sistema de bibliotecas da Unileste/MG, e Soares (2006) que desenvolveu o “CiberEduc”

utilizado por bibliotecários de referência de Brasília e 12 Estados brasileiros. Conclui que é

essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas e de um

sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do

conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos

sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais

adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão do conhecimento. Biblioteca universitária. Socialização doconhecimento. Gestão do conhecimento - Bibliotecas universitárias.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação
RESUMO:

Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva (BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi analisar a GC no contexto das BUs. Os objetivos específicos foram construir um quadro teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, identificar as iniciativas e práticas de GC na BLJTVS e propor formas para a GC. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados. Recomenda-se para a criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas, páginas amarelas, mapas conceituais, comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes, entrevistas de saída e a utilização de uma ferramenta do groupware, assim como foi realizado por Guizalberth (2003), que criou o Programa de Aprendizagem (PA) usado pelo sistema de bibliotecas da Unileste/MG, e Soares (2006) que desenvolveu o “CiberEduc” utilizado por bibliotecários de referência de Brasília e 12 Estados brasileiros. Conclui que é essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas e de um sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Presidente - 2131022 - THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 12:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1