Banca de DEFESA: REGIANE VANESSA DE SOUZA BAIA

DATA: 28/02/2020
LOCAL: Belém

REPOSITÓRIOS E CURADORIA DIGITAL: UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Curadoria Digital. Repositórios Institucionais. Universidades brasileiras.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação

Estudo sobre a Curadoria Digital inserida no contexto dos repositórios institucionais das universidades federais, que promove o gerenciamento do objeto digital ao longo do seu ciclo de vida, com o objetivo geral de contribuir para a temática da curadoria digital em repositórios institucionais. Para isso, tem-se como objetivos específicos: a) investigar na literatura científica sobre repositórios institucionais e curadoria digital; b) identificar práticas de curadoria digital aplicadas nos repositórios institucionais; c) refletir sobre as práticas de curadoria digital desenvolvidas para a gestão dos objetos digitais nos repositórios institucionais de universidades federais. A partir disso, como metodologia adotou-se a pesquisa de natureza bibliográfica, documental e descritiva, com abordagem quantitativa na coleta de dados e qualitativa na análise de dados; é caracterizada como um estudo de caso múltiplo, sendo enfocadas as práticas de curadoria digital utilizadas nos repositórios institucionais de universidades brasileiras, baseadas nas ações do ciclo de vida do Digital Curation Centre. Como técnica, foi utilizada a observação direta extensiva nos sites dos repositórios e como instrumento de coleta de dados, o questionário aplicado aos gestores dos repositórios investigados. Como resultado, observou-se que os repositórios institucionais das universidades brasileiras estudados pouco utilizam a Curadoria Digital como forma de acompanhar o gerenciamento de seus objetos digitais, bem como das ações do ciclo de vida do objeto digital. Por fim, concluiu-se que as práticas de curadoria digitais podem ser utilizadas nos repositórios institucionais de universidades, a fim de dar mais qualidade a informação científica produzida e que são disponibilizados por meio dos objetos digitais.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA
Notícia cadastrada em: 04/02/2020 13:04