Banca de DEFESA: LAYANE RAYSSA GAIA GOMES

DISCENTE: LAYANE RAYSSA GAIA GOMES
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Belém

PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA): uma análise na base Scopus

Comunicação na ciência. Centro–periferia. Bibliometria. Cientometria.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação

Esta pesquisa é um estudo de caso que teve por objetivo analisar a inserção e a visibilidade da produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) na ciência mainstream, como aporte à compreensão dos mecanismos implícitos à geração e construção do conhecimento em uma região periférica do sistema científico internacional e nacional. A pesquisa fez uma análise bibliométrica e cientométrica de tipo diacrónica, para medir a inserção da produção da UFPA na ciência mainstream, a partir da base da dados bibliográfica Scopus, como representante deste tipo de literatura. Foram identificados os veículos de comunicação dominantes e seus indicadores de impacto; os idiomas de publicação; as áreas de pesquisa mais abordadas; os índices de citação por área de pesquisa e as redes de colaboração científica (nível meso ou instituiçional e macro ou nacional). O período contemplado para a medição foi o quinquênio 2014–2018. Observou–se um alto grau de produtividade de pesquisadores das Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Naturais e Ciências da Saúde, que também apresentaram os maiores índices de impacto científico. Entretanto, as Ciências Sociais e Humanas tiveram os maiores índices de crescimento, o que denota a dinâmica de inserção e evolução da UFPA na ciência  mainstream, que é caracterizada pela publicação em periódicos científicos internacionais, com destaque para os meios estadunidenses e ingleses. A colaboração se deu em maior grau com Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, que apresentam os maiores índices de produtividade nacional; e com países centrais do sistema científico internacional, com destaque, também, para os Estados Unidos e o Reino Unido.

Presidente - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFSC
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA CLÁUDIA CABRINI GRÁCIO