Banca de DEFESA: ANEZIA EUGENIA DOS SANTOS OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: ANEZIA EUGENIA DOS SANTOS OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE
DATA: 27/02/2020
LOCAL: A definir

Análise bibliométrica na produção científica em saúde: um estudo no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bibliometria; Produção Científica; Informação em Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação

A pesquisa teve como objetivo geral analisar a produção científica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, a partir do levantamento de 172 dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação de Odontologia e Ciências Farmacêuticas no período de 2010 a 2016. Quanto aos objetivos específicos buscou-se: caracterizar os Programas de Pós-Graduação em saúde da UFPA, mapear os documentos de dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação, extrair os metadados para padronização e aplicação da mensuração e apresentar as redes de coocorrência das palavras-chave e temas de pesquisa em saúde, bem como o quadro de orientações. O arcabouço teórico da pesquisa foi delineado nas literaturas e conceitos da produção científica e produtivismo, assim como as concepções de bibliometria, bem como a importância dos indicadores bibliométricos como, por exemplo, o uso de redes de coocorrência das palavras-chave, e as leis de Bradford, Zipf e Lotka. Quanto a sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como aplicada, cuja abordagem se deu de forma quali-quantitativa, com ênfase na análise dos documentos e na mensuração da produção científica em saúde. Na análise documental utilizou-se um formulário bibliométrico com variáveis como o ano da publicação, autor, título, orientador e palavras-chave. Em seguida, os metadados foram organizados em uma planilha de dados no editor de planilhas Excel, onde os dados foram tabulados e tratados no software VOSviewer, versão 1.6.11. A análise das dissertações sobre a Ciência da Saúde, em especial da Odontologia e Ciências Farmacêuticas, possibilitou evidenciar na pesquisa acadêmica as áreas temáticas interdisciplinares, constatadas pelas seguintes palavras-chave: “Ácido etidronico”, “Adesivos dentários”, “Dentina”, “Ortodontia”, “Plantas medicinais”, “Estresse oxidativo”, “Atividade antimicrobiana”. A pesquisa identificou que a bibliometria contribui no processo de avaliações da produção científica nos estudos da área de saúde, pois consegue organizar, mapear, sistematizar e mensurar as informações nesse campo de estudo.

Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFSC
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo ao Programa - 1166784 - MAURO DE AMORIM ACATAUASSU NUNES
Notícia cadastrada em: 31/01/2020 17:24