Banca de DEFESA: RODRIGO OLIVEIRA DE PAIVA

DISCENTE: RODRIGO OLIVEIRA DE PAIVA
DATA: 18/02/2020
LOCAL: CTIC

ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM UM  REPOSITÓRIO BILÍNGUE (PORTUGUÊS E LIBRAS): o caso do Repositório Huet

Repositórios digitais. Encontrabilidade da informação. Comunidade Surda. Repositório Huet.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Na conjuntura da Era da informação e do acesso aberto à produção científica, surgem os repositórios digitais como ambientes informacionais projetados para armazenar, preservar e disseminar documentos natos digitais ou não. Um dos fatores atraentes para usuários com características diversas ao utilizarem ambientes digitais como o dos repositórios é que a informação procurada possa ser efetivamente encontrada. Com os surdos essa realidade não é diferente, haja vista que as suas necessidades ao utilizarem um repositório são muitas vezes similares a das pessoas ouvintes. Dessa forma, esta pesquisa pretende analisar a problemática que surge a partir da questão: qual a percepção da comunidade surda do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) sobre a encontrabilidade de informações no Repositório Digital Huet? Fundamentado nesse horizonte, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a encontrabilidade da informação do Repositório Digital Huet a partir da percepção da comunidade surda do INES. De forma especifica, pretende: a) Relacionar os conceitos de repositórios digitais, encontrabilidade da informação e surdos; b) Identificar as características de encontrabilidade da informação do Repositório Huet a partir do uso de Checklist; c) Descrever a percepção da comunidade surda do INES sobre a encontrabilidade de objetos digitais para educação de surdos no Repositório Huet.  Para cumprir tais objetivos a pesquisa é definida como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa que utilizou questionário eletrônico, além de entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A amostra, na qual foi aplicado o questionário, é constituída de 11 professores surdos e ouvintes do INES. A entrevista semiestruturada foi aplicada a cinco (5) alunos surdos e ouvintes do INES. Ambos instrumentos são adaptados a partir de um cheklist para análise dos atributos de encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. Os resultados evidenciam que nem todos os atributos de encontrabilidade da informação estão presentes no Repositório Huet, alguns possuem problemas que podem ser solucionados, além disso, a comunidade surda do INES aponta questões importantes que podem aprimorar o ambiente digital aqui analisado, quebrando assim, barreiras para a inclusão digital de minorias, nesse particular de uma minoria linguística. Conclui-se que esse estudo, não é conclusivo em si, espera-se que ele abra espaço para que novas discussões sobre a encontrabilidade possam surgir, mas sempre levando em consideração a opinião dos usuários, e, sobretudo de usuários que fazem parte de minorias com características diversas, minorias que assim como os surdos precisam ser ouvidas.

Presidente - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Interno - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 553.080.077-72 - LENA VANIA RIBEIRO PINHEIRO - UFPA
Interno - 655.538.107-87 - TANIA CHALHUB DE OLIVEIRA - INES