Banca de QUALIFICAÇÃO: ZILAH EDELBURGA CHAVES DOS SANTOS

DISCENTE: ZILAH EDELBURGA CHAVES DOS SANTOS
DATA: 10/09/2019
LOCAL: Belém

ACESSIBILIDADE DIGITAL DA HOMEPAGE DO WEBSITE DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFPA: um estudo com foco no usuário cego

Palavras-chave: Acessibilidade. Avaliação da acessibilidade digital. Website de biblioteca universitária. Usuários cegos. Acesso à informação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Sempre houve pessoas com algum tipo de limitação física, sensorial e cognitiva na história da humanidade, por um longo período elas foram excluídas socialmente, porém devido às lutas sociais e políticas e à constituição de várias legislações, a inclusão de pessoas com deficiência em diversos setores da sociedade vem sendo garantida, inclusive na educação. A acessibilidade vem para que sejam repensadas as estruturas urbanísticas, nos transportes, na comunicação, informação e tecnológicas para atender a todas as pessoas. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias é fundamental para que seja assegurado o direito de acesso à informação em meio digital às pessoas com deficiência, previsto nas diversas legislações, assim como no oferecimento de serviços e produtos de bibliotecas universitárias. Para isso, é necessária a adoção de um conjunto de componentes de acessibilidade, baseados nos princípios perceptível, operável, compreensível e robusto do W3C, que são a base para acessibilidade na web. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: A homepage do website do Sistema de Bibliotecas da UFPA atende aos requisitos básicos (nível A) de acessibilidade para conteúdos web do W3C, permitindo que pessoas cegas possam acessar as informações contidas nela”? O objetivo geral dessa pesquisa é: Avaliar a acessibilidade digital da homepage do website do Sistema de Bibliotecas da UFPA, para usuários cegos, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1, nível de conformidade A, recomendadas pelo consórcio Worl Wide Web (W3C) de 2018. Para isso, delimitou-se os seguintes objetivos específicos: a) Discutir os aspectos históricos, sociais, conceituais de acessibilidade, assim como os fatores inerentes à acessibilidade digital de websites de bibliotecas universitárias, bem como as diretrizes de acessibilidade para conteúdos web do W3C, padrões web e tecnologias assistivas; b) Identificar os critérios existentes de acessibilidade digital na homepage do website do Sistema de Bibliotecas da UFPA, com aplicação do software, cheklist, avaliação humana e entrevista, focando no usuário cego; c) Verificar a conformidade nível A (nível mínimo de acessibilidade) das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web 2.1 na homepage do website do Sistema de Bibliotecas da UFPA, que atenda às necessidades de acesso à informação dos usuários cegos. Este projeto terá como metodologia de pesquisa um estudo de caso, de caráter descritivo, de abordagem qualitativa. Será feita inicialmente uma pesquisa bibliográfica e documental sobre os assuntos debatidos nessa pesquisa, em seguida será realizada a avaliação da acessibilidade da homepage do website do Sistema de Bibliotecas da UFPA, com a aplicação de quatro métodos de avaliação: automática, cheklist, testes com usuários cegos e entrevista de satisfação.

Externo ao Programa - 1889782 - ARLETE MARINHO GONCALVES
Externo à Instituição - CESAR AUGUSTO CUSIN
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Presidente - 655.538.107-87 - TANIA CHALHUB DE OLIVEIRA - IBICT