Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO OLIVEIRA DE PAIVA

DISCENTE: RODRIGO OLIVEIRA DE PAIVA
DATA: 23/07/2019
LOCAL: CTIC

ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS:

um estudo a partir da percepção de usuários surdos e ouvintes do Repositório Huet

Repositórios digitais. Encontrabilidade da informação. Surdo. Repositório Huet.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Para esta pesquisa parte-se do cenário atual da internet, como uma rede global de informações, que proporciona aos seus usuários acesso a uma gama de recursos e serviços digitais. Na conjuntura da Era da informação e o acesso aberto à produção científica, surgem os repositórios digitais como ambientes informacionais projetados para armazenar, preservar e disseminar documentos natos digitais ou não. Um dos fatores atraentes para usuários com características diversas ao utilizarem ambientes digitais como o dos repositórios é que a informação procurada possa ser efetivamente encontrada. Com os surdos essa realidade não é diferente, haja vista que as suas necessidades ao utilizarem um repositório são muitas vezes similares a das pessoas ouvintes. Fundamentado nesse horizonte, a pesquisa tem por objetivo principal analisar a encontrabilidade da informação do Repositório Digital Huet a partir da percepção de usuários surdos e ouvintes. Para cumprir tal objetivo a pesquisa é definida como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa que utilizará questionário eletrônico bilíngue em Língua brasileira de sinais (Libras) e Português, além de entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A amostra onde será aplicado o questionário é constituída, aproximadamente, por seis (6) indivíduos divididos em dois grupos de professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES (surdos e ouvintes), três (3) do polo INES – Rio de Janeiro e três (3) do polo Belém da Universidade do Estado do Pará – UEPA. A entrevista semiestruturada será aplicada a, aproximadamente, seis (6) alunos surdos do polo INES – Rio de janeiro, que terão gravadas as respostas em Libras. Ambos instrumentos são adaptados a partir de um cheklist de Oliveira, Vechiato e Vidotti (2016) para análise dos atributos de encontrabilidade da informação em ambientes informacionais.

Presidente - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Interno - 253.465.983-91 - CASSIA CORDEIRO FURTADO - UFMA
Interno - 553.080.077-72 - LENA VANIA RIBEIRO PINHEIRO - UFPA
Externo à Instituição - . FERNANDO LUIZ VECHIATO