Banca de DEFESA: VALDENISE CESAR GARCIA

DISCENTE: VALDENISE CESAR GARCIA
DATA: 29/05/2019
LOCAL: CTIC

AVALIAÇÃO DA INDEXAÇÃO A PARTIR DOS ELEMENTOS DE EXAUSTIVIDADE E ESPECIFICIDADE PELA REVOCAÇÃO E PRECISÃO NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: sob a ótica dos usuários no sistema de bibliotecas da UFPA

Indexação. Avaliação da Indexação. Política de indexação. Recuperação da Informação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia

A indexação é uma das atividades realizadas nas bibliotecas para a organização temática da informação. Por seu intermédio os bibliotecários extraem assuntos dos documentos para representá-los tematicamente, a fim de que os usuários tenham acesso ao documento desejado através da recuperação da informação. Considerando que a avaliação da indexação é imprescindível para proporcionar mais qualidade ao seu processo e permitir uma recuperação da informação eficiente para os usuários, propõe-se realizar a avaliação da qualidade da indexação efetuada nos documentos das áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias das bibliotecas da UFPA nos quesitos de exaustividade e especificidade, mediante a recuperação da informação no catálogo online pelos elementos de revocação e precisão, sob a ótica do usuário. Teve como objetivo geral: Contribuir com subsídios teóricos e práticos para a área de Tratamento Temático da Informação a partir de investigação sobre a avaliação da qualidade da indexação, mediante os elementos de exaustividade e especificidade pela revocação e precisão na recuperação da informação. E como objetivos específicos: a) Refletir sobre a temática indexação: aspectos teóricos, conceituais, finalidades, etapas, instrumentos, bem como os fatores inerentes a sua política e avaliação pela recuperação da informação; b) Obter o julgamento de relevância e opiniões sobre os documentos recuperados na busca por assunto no catálogo do sistema de bibliotecas da UFPA por meio da aplicação de entrevistas com usuários de três cursos de graduação, campus Belém; c) Verificar os níveis de exaustividade e de especificidade na indexação a partir das taxas de revocação e de precisão na recuperação da informação, tendo em vista a avaliação da qualidade da indexação. Como procedimento metodológico, aplicou-se a entrevista semiestruturada a 55 usuários do sistema de bibliotecas da UFPA distribuídos nos cursos de graduação de Biologia, Psicologia e Engenharia Civil, campus Belém, representando respectivamente as áreas do conhecimento de Ciências Biológicas, Humanas e Engenharias. E para a análise, foram utilizadas as categorias de exaustividade e de especificidade, referentes ao processo de indexação, e de revocação e de precisão, concernentes à recuperação da informação por assunto. Os resultados mostraram que a indexação realizada nos documentos analisados dos três cursos foi considerada satisfatória, principalmente para o curso de Biologia, em que se verificou maior qualidade na indexação, pois foram recuperados documentos relevantes com poucos irrelevantes. Contudo, para uma maior qualidade nos cursos de Psicologia e Engenharia civil, torna-se necessário elaborar diretrizes para a indexação e fixá-las em uma política de indexação. Conclui-se que avaliar a indexação por meio da recuperação da informação, incluindo os sujeitos que fazem parte do ciclo documentário, torna-se essencial quando se quer buscar melhorias para o processo, pois estes podem aperfeiçoar a representação e recuperação da informação pelo seu feedback, mostrando o que é desejado para cada área específica dos documentos tratados, bem como permitindo a adequação da indexação conforme o contexto de cada biblioteca.

Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo à Instituição - MARIANGELA SPOTTI LOPES FUJITA
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Notícia cadastrada em: 24/05/2019 10:03