Banca de DEFESA: KATIA LUCIANE MACEDO MARTINS

DISCENTE: KATIA LUCIANE MACEDO MARTINS
DATA: 30/05/2019
LOCAL: Belém

A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO DOMÍNIO DA MATEMÁTICA: ANÁLISE EM LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS

Representação da informação. Linguagem documentária. Linguagem natural. Ciências Matemáticas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Técnicas de Recuperação de Informação

Analisa a linguagem natural de teses e dissertações do Programa de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o objetivo de refletir sobre o uso das terminologias e linguagens documentárias para representação da informação no domínio das Ciências Matemáticas, adotadas no catálogo do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), da UFPA, e em linguagens documentárias que representem a área. Para isso, foi realizada pesquisa de cunho bibliográfico e documental, sendo um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Foi dividida em quatro etapas: a) análise da bibliografia; b) identificação das teses e dissertações do PPGECM, no período de 2013-2017; c) elaboração de formulário eletrônico para coleta dos dados; d) análise da linguagem natural encontrada e sua relação com o catálogo do SIBI/UFPA e com as linguagens documentárias: Subject Headings da Library of Congress (LCSH) e o Tesauro Ciências Matemáticas (TESAMAT). Como resultado, na análise terminológica das teses e dissertações, constatou-se que os termos atribuídos nas palavras-chave na linguagem natural (306) foram em maior quantidade quando comparados aos termos indexados, retirados das linguagens documentárias (210), os quais foram inseridos no SIBI-UFPA. Isso sugere uma possível diretriz no processo de indexação quanto ao grau de especificidade, com baixa exaustividade na identificação dos assuntos nas linguagens documentárias. Contudo, na pesquisa não foi identificado nenhum documento com a política de indexação definida no SIBI-UFPA. Por outro lado, notou-se que as escolhas dos termos em linguagem natural foram, na sua maioria, identificadas na LCSH, o que demonstra que os autores das teses e dissertações analisadas representam de forma significativa seus temas, evidenciando o conhecimento de conceitos sobre a terminologia indicada na sua área. Ainda foi possível identificar que o cabeçalho “Matemática – Estudo e ensino” foi o que teve maior representatividade nos documentos analisados, o que sugere uma captura terminológica mais genérica sobre o tema desta pesquisa, tendo sido encontrados na LCSH e no TESAMAT. Finalmente, conclui-se pela importância dos estudos sobre as linguagens documentárias para garantir a representação do escopo do documento, contando nas práxis da indexação e, com instrumentos específicos para a determinação do assunto, particularizando as pesquisas científicas, a fim de evitar mais de uma interpretação nas práticas documentárias.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo à Instituição - MARIANGELA SPOTTI LOPES FUJITA
Notícia cadastrada em: 24/05/2019 09:58