Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA CRISTINA DA PAIXÃO RODRIGUES

DISCENTE: ANDREIA CRISTINA DA PAIXÃO RODRIGUES
DATA: 07/12/2018
LOCAL: Sala IP11B

Ecossistemas de software e a construção das relações institucionais no ambiente universitário: o caso do SIGAA na UFPa.

Ecossistema de Software. Plataformas Digitais. Relações institucionais. Instrumentos de governança. SIGAA. UFPa

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação

Ecossistemas de Software (ECOS) referem-se às interações sóciotécnicas que envolvem um conjunto de atores a partir do uso de uma plataforma digital e resultam em ações de mercado compartilhado de informação, software e serviços. Os elementos que compõem o ECOS são motivados por um conjunto de interesses promovendo uma série de efeitos em rede e relações simbióticas entre si e com as plataformas digitais. Empresas dominadoras do capitalismo distribuído em escala global conhecidas como, líderes de plataformas, exercem influência sobre os atores do ECOS a partir do uso de instrumentos de governança e relações de autoridade baseada em modelos de negócios que alteram os cenários políticos, remasterizam a economia e modificam as relações sociais existentes. Os efeitos gerados pelo movimento das Plataformas Digitais em um ecossistema denominam-se Plataformização. Desta forma, esta pesquisa busca responder: Como se caracterizam as relações institucionais e de governança geradas a partir da Plataforma SIGAA no ecossistema da Universidade Federal do Pará-UFPa? E quais os efeitos refletidos em seus atores? O objetivo geral deste trabalho é: caracterizar as relações institucionais e de governança geradas pela Plataforma SIGAA na UFPa. E apresenta como objetivos específicos: a) mapear o ecossistema sóciotécnico da plataforma SIGAA na UFPa; b) identificar os atores que compõem o ecossistema da plataforma SIGAA; e c) analisar as relações institucionais e de governança geradas pelo processo de plataformização identificando os conflitos gerados a partir dela. Trata-se de um estudo de caso realizado com os atores que compõem o comitê gestor do SIGAA na UFPa e com os superusuários que utilizam a plataforma na Universidade totalizando 12 participantes. Como método utiliza-se a técnica CATWOE e Soft System Methodology – SSM (CHECKLAND,1990). Bem como o instrumento para coleta e análise dos dados utiliza-se a entrevista aberta em profundidade, análise de conteúdo e uso de mapas mentais.

Presidente - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA
Externo ao Programa - 1224877 - RODRIGO QUITES REIS