Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENISE CESAR GARCIA

DISCENTE: VALDENISE CESAR GARCIA
DATA: 18/10/2018
LOCAL: Auditório CTIC

AVALIAÇÃO DA INDEXAÇÃO POR MEIO DOS ELEMENTOS DE POLÍTICA DE INDEXAÇÃO: exaustividade, especificidade, revocação e precisão

Indexação. Avaliação da Indexação. Política de indexação. Recuperação da Informação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia

A indexação é uma das atividades realizada nas bibliotecas para a organização e tratamento temático da informação, é por seu intermédio que os bibliotecários extraem assuntos dos documentos para os representar tematicamente e em seguida dispô-los em catálogos, para que então os usuários tenham acesso ao documento desejado da melhor forma possível através da recuperação da informação. Contudo inconsistências na indexação provocam resultados errôneos na recuperação da informação por assunto e por conseguinte causam insatisfação no usuário ao demandar maior tempo na busca por informação no catálogo, assim, estudo com os usuários das bibliotecas para avaliar a indexação podem minimizar erros desta atividade e trazer mais satisfação na recuperação por assunto. Desse panorama é que se desencadeia a ideação do problema de pesquisa: Qual a qualidade da indexação realizada pelas Bibliotecas da UFPA, campus Belém, a partir dos elementos de exaustividade, especificidade, revocação e precisão? Como objetivo geral: Avaliar a qualidade da indexação realizada nas Bibliotecas da UFPA, sob a ótica dos usuários, através da recuperação da informação mediante os elementos de política de indexação exaustividade, especificidade, revocação e precisão. E como objetivos específicos: a) Realizar levantamento bibliográfico sobre a temática indexação: aspectos teóricos, conceituais, finalidades, etapas, instrumentos, bem como os fatores inerentes a sua política e avaliação pela recuperação da informação; b) Verificar a qualidade da indexação realizada nas bibliotecas da UFPA por meio dos elementos de exaustividade, especificidade, revocação e precisão, durante a recuperação da informação na busca por assunto no catálogo online realizada pelos usuários; c) Discutir a indexação através dos elementos de sua política (exaustividade, especificidade, revocação e precisão) enquanto indicadores de sua qualidade, sob a ótica dos usuários. Esta pesquisa se caracteriza como exploratório-explicativa, a partir de um estudo quali-quantitativo. Como procedimentos metodológicos, será um estudo de caso realizado com usuários de três bibliotecas da Universidade Federal do Pará, campus Belém, escolhidas de acordo com as grandes áreas do conhecimento estabelecidas pela CAPES, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Em primeiro momento, realiza-se levantamento do referencial teórico, pesquisa bibliográfica, e em seguida aplicação da avaliação extrínseca da indexação por meio da recuperação da informação, em que utiliza-se como instrumento de pesquisa a técnica introspectiva do Protocolo Verbal aplicada a quatro usuários, discentes de graduação, de cada biblioteca selecionada, totalizando 12 participantes, e também a aplicação das fórmulas matemáticas para medir as taxas de revocação e precisão dos documentos recuperados no catálogo, bem como a Entrevista Retrospectiva, caso necessário. Para análise dos dados, será utilizada as categorias exaustividade e especificidade referente aos aspectos do processo de indexação, e revocação e precisão concernentes à recuperação da informação por assunto, conforme aporte teórico discutido neste trabalho.

Presidente - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Interno - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo à Instituição - MARIANGELA SPOTTI LOPES FUJITA