Banca de DEFESA: LARISSA LIMA DA SILVA

DISCENTE: LARISSA LIMA DA SILVA
DATA: 24/03/2023

VISIBILIDADE DA INFORMAÇÃO BASEADAS EM INDEXAÇÃO SOCIAL NO TIKTOK: uma análise descritiva no contexto da divulgação científica

Indexação Social; Folksonomia; Divulgação Científica; Serviços de Redes Sociais Online; TikTok

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Introdução: A popularização das Tecnologias de Comunicação e Informação implica o surgimento de fenômenos relacionados à representação da informação no contexto da Web, como a indexação social. Em Sistemas de Representação da Informação, as representações existem para promover acesso à informação armazenada em um repositório. O mesmo propósito pode ser aplicado às hashtags presentes em Serviços de Redes Sociais Online, tais como o TikTok, que podem ser compreendidas como uma estratégia de visibilidade de informações científicas. Objetivo: Realizar uma análise descritiva de caráter qualiquantitativo sobre a utilização de hashtags no contexto da divulgação da ciência no SRSO TikTok Brasil, a fim de identificar as características e estratégias de visibilidade baseada em indexação social. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, norteado do ponto de vista de seus meios técnicos pelo método observacional não participativo. Está dividido em três fases: 1) Seleção da amostra. O objetivo da primeira fase da pesquisa é determinar as estratégias de identificação e parâmetros de seleção dos dois conjuntos de dados (perfis e hashtags) analisados neste estudo; 2) Coleta da amostra, tanto dos perfis quanto das hashtags. O objetivo da segunda fase da pesquisa é coletar as informações necessárias para as análises propostas na terceira fase; 3) Análise da amostra, tanto dos perfis quanto das hashtags. O objetivo da terceira fase da pesquisa é analisar os dois conjuntos de dados coletados na fase 2. A fase três se subdivide em três etapas: i) descrição e análise dos perfis; ii) descrição e análise das características das hashtags mais populares coletadas; iii) análise para identificação de possíveis estratégias de visibilidade baseadas em indexação social no TikTok. Resultados: Por meio de estratégias de pesquisa aplicadas ao Google Search e ao TikTok, 172 perfis foram coletados, destes, um total de 17 foram selecionados para a coleta de hashtags (pelo menos um para cada área do conhecimento). A partir das análises, é possível afirmar que informações científicas têm sido compartilhadas por meio do TikTok no ano de 2022 (ano referência para a coleta de dados) e que a maioria dos produtores de conteúdo não se preocupam em disponibilizar suas informações acadêmicas em seus perfis, de modo que seja possível conferir sua formação facilmente. Além disso, doutores/ doutorandos da região sudeste é o grupo mais ativo no TikTok, levando em consideração os parâmetros desta pesquisa e a amostra coletada. A partir da análise das 12 hashtags mais populares no contexto geral da pesquisa, foi possível observar hashtags ligadas ao contexto acadêmico, hashtags genéricas desvinculadas do universo científico, no entanto, populares, hashtags que identificam ou personalizam a busca por informações veiculadas a um perfil e uma hashtag de cunho político. Com base nestas hashtags foi possível observar a utilização de estratégias de visibilidade baseada em indexação entre produtores de conteúdo no TikTok, levando em consideração o contexto geral da pesquisa. No entanto, conclui-se também que a indexação sozinha não é capaz de promover a visibilidade de conteúdo no que se refere ao TikTok, o que não quer dizer que a representação da informação neste serviço de Rede Social Online deve ser descartada, mas sim encarada como uma parte das ações que promovem visibilidade da informação científica no TikTok. Considerações Finais: Ao começar o processo de análise percebeu-se que a indexação social é uma de muitas estratégias e recursos que o algoritmo do TikTok se utiliza para segmentar conteúdos, por isso para obter um panorama sobre a visibilidade de conteúdo científico no TikTok é necessário que em trabalhos futuros uma ampliação da observação dos mecanismos que promovem visibilidade da informação no TikTok seja realizada, a fim de entender como o algoritmo se beneficia de outros elementos como a trilha sonora escolhida, as interações do usuário na interface e outros mecanismos podem contribuir para que um conteúdo seja considerado relevante ou não ao usuário e seja recomendado na Feed For You deste Serviço de Rede Social Online.

Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo à Instituição - ELAINE PARRA AFFONSO
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 11:16