Notícias

Banca de DEFESA: ANA ROBERTA PINHEIRO MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ROBERTA PINHEIRO MOURA
DATA: 19/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ECOSSISTEMA DA DESINFORMAÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ecossistema da informação; Ecossistema da desinformação; Informação arquivística; Competência em informação; Competência Midiática; Competência Crítica em Informação.

Keywords: Information Ecosystem; Disinformation Ecosystem; Archival information; Information Competency. Media competence; Critical Competence in Information.


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO:

RESUMO
Como ponto de partida apresenta-se os estudos inerentes ao Ecossistema da Informação, atribuído a ideia de organização de espaços informacionais, dispostos em ambiente digital presentes na atualidade, onde o desenvolvimento e o uso têm avançado e a disseminação de informações falsas e de cunho duvidoso vem ganhando espaço, despertando questionamentos quanto à confiabilidade e autenticidade das informações que estão sendo acessadas e disseminadas pela sociedade. Diante desse cenário, é possível identificar a instalação do Ecossistema da Desinformação atrelado a uma cadeia de fenômenos informacionais vinculados à desinformação, intensificado em contextos econômico, político, cultural e sanitário, requerendo conhecimentos, habilidades e atitudes dos sujeitos envolvidos neste cenário. Nesta perspectiva, surge a seguinte indagação: “qual a relação entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística e quais as contribuições da tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação nesse cenário?”. O objetivo geral visa relacionar a estrutura e as características do Ecossistema da Desinformação com a Informação Arquivística na corrente pós-custodial, atrelada a estudos da Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação. O objetivo geral está subsidiado por três objetivos específicos: a) sistematizar teoricamente os principais temas arrolados na pesquisa; b) investigar na literatura contemporânea nacional e internacional as relações entre as temáticas: Ecossistema da Informação, Ecossistema da Desinformação e Informação Arquivística; c) desenvolver uma representação conceitual destacando as possíveis relações existentes entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, apontando como a tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação podem auxiliar nesse contexto. Como metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido da aplicação de Revisão Bibliográfica Sistemática. Os dados coletados são processados pelo software Wordart, apresentados em uma nuvem de palavras e analisados por meio de Análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam para a incidência de quatro pontos que conversam entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, enfatizando as contribuições da tríade de competências, para sujeitos envoltos ao Ecossistema da Desinformação, para Arquivistas e usuários da Informação Arquivística evidenciando uma discussão entre justiça social, ciência e prática arquivística. Concluindo com Insights para novas pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2301786 - RENATA LIRA FURTADO
Interno - 1226596 - MONICA TENAGLIA
Externo à Instituição - Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola
Externo à Instituição - RENATO CRIVELLI DUARTE
Notícia cadastrada em: 19/01/2023 09:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2