Banca de DEFESA: CARLA PATRÍCIA LIMA SILVA

DISCENTE: CARLA PATRÍCIA LIMA SILVA
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Google Meet e Sala PPGCI

Constituição da Memória Institucional sobre sustentabilidade ambiental divulgada no âmbito da Universidade Federal do Pará

Divulgação Científica; Sustentabilidade Ambiental; Memória Institucional; Universidade Federal do Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação

A sustentabilidade ambiental é uma questão urgente a ser debatida visando estimular o crescimento de consciência ambiental da sociedade. Uma das dificuldades para alcançar tal objetivo é o acesso ao conteúdo numa linguagem acessível ao grande público. O Portal de Notícias da Universidade Federal do Pará é o principal canal de comunicação da Instituição. É através dele que se tem acesso a informações sobre eventos, ações institucionais e o conhecimento científico e acadêmico gerados no âmbito da Universidade, sendo também um espaço de recuperação de informações sobre a Instituição. Entendendo que a Memória Institucional é constituída a partir do processo de escolha e seleção do que foi e é relevante para a história de uma Instituição, neste cenário estuda-se o Portal de Notícias da Universidade Federal do Pará e das Unidades Acadêmicas da Instituição para identificar essa relação. A presente pesquisa tem como problema norteador: Como as informações sobre sustentabilidade ambiental divulgadas no âmbito da Universidade Federal do Pará constituem a sua Memória Institucional? Para responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral analisar a divulgação da produção acadêmico-científica sobre sustentabilidade ambiental gerada no âmbito da Universidade Federal do Pará para a constituição da Memória Institucional. Como métodos de pesquisa, foram utilizados o estudo de caso único, usado para coleta de dados, e Análise de Conteúdo para a análise dos dados obtidos. De acordo com o recorte delimitado pela pesquisa, foram analisadas cinco fontes de evidencias: Documentos institucionais da Universidade Federal do Pará e da Assessoria de Comunicação Institucional; Análise, a partir da mineração de dados, das páginas do Portal de Notícias da Universidade Federal do Pará e os sites das Unidades Acadêmicas; Questionário respondido pelos administradores dessas páginas; Entrevista com a Diretora da Assessoria de Comunicação da Universidade e pesquisa no Repositório Institucional de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Pará. Como resultado, identificou-se que as divulgações realizadas, através do Portal e dos sites das Unidades Acadêmicas, são reconhecidas pela gestão da Universidade como instrumento no alcance da gestão estratégica da Instituição. Há divulgação de informações sobre sustentabilidade ambiental nos sites da Universidade, no entanto a temática ainda é pouco explorada. A Assessoria de Comunicação reconhece a relevância da temática e vem desenvolvendo estratégias para uma maior disseminação. Quanto a constituição da Memória Institucional, embora haja o reconhecimento de que o Portal é uma forma de Constituição da Memória Institucional da Universidade Federal do Pará ainda não há uma preocupação no sentido de estruturar e mantê-lo sob esta perspectiva, havendo a necessidade de instrumentalizar tal necessidade. Concluiu-se que o Portal de Notícias da Universidade e os sites das Unidades acadêmicas podem ser considerados como instrumentos na constituição da Memória Institucional da Universidade Federal do Pará, embora atualmente não são sejam tratados e nem preparados para atuarem dessa forma, no entanto, podem vir a se tornar lugares de memória institucionalizados.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Externo ao Programa - 349.969.159-00 - MARTA LÍGIA POMIM VALENTIM - UNESP
Notícia cadastrada em: 28/12/2022 10:04