Banca de QUALIFICAÇÃO: CENIRA HELOISE BAIA SILVA

DISCENTE: CENIRA HELOISE BAIA SILVA
DATA: 30/11/2022
LOCAL: Online

COMPETÊNCIA E CULTURA DIGITAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ICSA/UFPA.

Cultura Digital. Letramento Múltiplo. Competência Digital. Projetos Pedagógicos de Curso.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) impactou a sociedade atual e abrangeu o âmbito educativo representando uma nova forma de construção do conhecimento, integrando essas tecnologias nos ambientes de aprendizagem. Essa nova realidade exige reflexões sobre a importância de se incluir nos currículos educacionais habilidades e competências digitais e letramentos múltiplos para a construção de uma cultura digital realmente alfabetizada em mídias e informação. Este estudo irá investigar de que forma os Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA) favorecem a formação de competências digitais nos estudantes e qual é o impacto desta variável na capacidade dos profissionais formados no Instituto para lidar com a Sociedade da Informação. Este projeto é uma ponte entre Ciência da informação e Educação, pelo fato de ser a atividade educacional através do letramento múltiplo, aquela que apoia a competência digital, a forma de obter fluência e capacidade de aproveitamento da mediação informacional das TDIC. Esta pesquisa é um estudo de caso em que serão analisados o corpus documental dos projetos dos cursos de graduação do ICSA para identificar componentes curriculares que possam ser relacionados com o desenvolvimento de alfabetismo múltiplo e competências digitais, sendo também previsto a realização de entrevistas com os membros dos NDES e os gestores das unidades e discentes, para confirmar os achados nos documentos formais das faculdades, e triangular essas evidências.

Presidente - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA
Notícia cadastrada em: 11/11/2022 14:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1