Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTIANE MIRANDA BRAGA

DISCENTE: MARIA CRISTIANE MIRANDA BRAGA
DATA: 27/10/2022
LOCAL: Sala PPGCI IP11-A

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO À GESTÃO DE ESPAÇO FÍSICO UNIVERSITÁRIO: Um Estudo de Caso no Instituto de Geociências da UFPA

Sistema de Informações Geográficas; SIG; Gestão de Espaço Físico; Informações Espacializadas; Tomada de decisão

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação

A organização, manipulação e visualização de informação espacial é uma necessidade para a gestão institucional nas universidades, pois facilita a análise e a tomada de decisão a respeito das, infraestruturas físicas que neste tipo de instituição são cada vez mais complexas devido às demandas que o ensino superior implica em termos de laboratórios, salas multimídia e de videoconferência, auditórios, museus, e outras infraestruturas especializadas. Por isso, os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são utilizados cada vez mais pelos órgãos da esfera pública e privada, pois permitem o tratamento e a visualização de dados tabulares e geográficos, por meio de bancos de dados, mapas, gráficos e tabelas. Este estudo propõe entender a problemática de Unidade Acadêmica da UFPA, suas estruturas e fluxos de informações visando melhor gestão dos espaços físicos, e assim analisar o uso do SIG para organizar e consolidar variadas informações referentes ao uso dos espaços físicos internos do Instituto para subsidiar decisões. Portanto, será realizado o diagnóstico da situação do Instituto, do ponto de vista estratégico e de gestão, e realizada entrevista semiestruturada com os gestores da unidade, técnicos e professores, além de enquetes e observação direta, que serão complementadas com uma revisão sistemática documental, por meio dos documentos de gestão do Instituto. Sendo a partir desse diagnóstico e da revisão das aplicações que a tecnologia SIG pode oferecer, formular aplicações piloto de SIG em processos específicos, que possam ser melhorados substancialmente com a aplicação da ferramenta. Dos resultados esperados, pretende-se obter um diagnóstico da situação do Instituto referente a gestão de informações de uso dos espaços na organização, seus atores e redes de inter-relações que constituem o ambiente institucional, como insumo para desenvolvimento de SIG; e apresentar aplicações piloto do SIG, como mapas e geração de informações especializadas, visando atender necessidades informacionais de cunho espacial para subsidiar decisões estratégicas.

Presidente - 2129295 - ALINE CHRISTIAN PIMENTEL ALMEIDA SANTOS
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo ao Programa - 1229192 - ARNALDO DE QUEIROZ DA SILVA
Externo ao Programa - 1376642 - THIAGO POLETO