Banca de QUALIFICAÇÃO: NADIA ARAUJO SILVA

DISCENTE: NADIA ARAUJO SILVA
DATA: 18/10/2022
LOCAL: Sala IP 11 A - PPGCI

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FAKE SCIENCE SOBRE COVID-19 EM SERVIÇOS DE REDES SOCIAIS ONLINE: Uma análise de perfis de brasileiros no Facebook

Divulgação Científica. Fake Science. COVID-19. Serviços de Redes Sociais Online. Facebook.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Introdução: A Sociedade em Rede tem empregando o uso de tecnologias interativas, valorando a informação com o aprimoramento Tecnologias de Informação e Comunicação com o propósito de aumentar a capacidade de adquirir novos conhecimentos e ampliar a integração de pessoas na comunicação em tempo real e sem barreiras onde os indivíduos se tornam usuários de Serviços de Redes Sociais Online passando a ser objeto de estudo da Ciência da Informação. Durante a pandemia  de  COVID-19 os usuários buscaram informações sobre a situação epidemiológica nestes serviços em postagens (audiovisuais e/ou textuais) onde um fenômeno baseado em construções de narrativas alternativas chamadas de pseudociência, passando a ser compartilhado em mensagens desinformativas. A informação precisa ser respaldada em conhecimento científico e se tornou essencial no combate às Fake News e ao Fake Science; pelos profissionais de informação. Problema de Pesquisa: O contexto dos Serviços de Redes Sociais Online na pandemia de COVID-19 evidenciou bolhas em que a desinformação sobre ciência (Fake Science) apresenta, por meio de uma inferência, força igual ou maior do que a divulgação de fontes confiáveis de informação científica de perfis institucionais, acarretando uma baixa divulgação, interação e alcance de informações confiáveis aos usuários de Serviços de Redes Sociais Online  sobre temas importantes para o combate ao COVID-19. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é mapear as interações geradas pelas postagens dos principais divulgadores científicos digitais brasileiros sobre COVID-19 em Serviços de Redes Sociais Online, em prol de identificar a penetrabilidade de informações em saúde confiáveis. Como objetivos específicos, propõe-se: Selecionar perfis dos divulgadores científicos digitais brasileiros e compreender, individualmente, o foco de atuação destes atores sociais em Serviços de Redes Sociais Online sobre o tema COVID-19; Selecionar um perfil controle que esteja relacionado com Fake science para compreender por comparação a atuação dos divulgadores científicos brasileiros; Desenvolver e aplicar um instrumento de coleta de dados para transformação de dados de Serviços de Redes Sociais Online em dados analisáveis pelo método de Análise de Redes Sociais, e; Criar um banco de dados com dados coletados e realizar uma análise de conteúdo entres as postagens de divulgação científica que compõem a amostra, a fim de observar as contribuições destas postagens para o combate a desinformação sobre a COVID-19. Justificativa: A presente pesquisa é relevante pois o momento é de pandemia e estatística sobre  web são questionamentos em relação à fonte da informação, à validade do dado e a Ciência da Informação atua no monitoramento da desinformação, da garantia da transparência governamental, e fornecendo referências para a computação desenvolver novos serviços em ambientes digitais. A comunicação científica enfrenta o desafio de selecionar informações, fontes e documentos entre tantas informações supérfluas na internet e a cronologia elaborada pelos usuários do Facebook, se tornará a memória futura, sendo interessante pesquisar os Serviços de Redes Sociais Online para o entendimento fundamental das crenças e valores, observando os usuários a partir dos vínculos estabelecidos no ciberespaço. As organizações de conhecimento científico dependem da credibilidade que os indivíduos. Os divulgadores científicos digitais fornecer fatos e resultados relevantes, transformados em informações sobre o que está acontecendo na ciência aos usuários de Serviços de Redes Sociais Online com o intuito de promoverem a cidadania, a política e a transparência de suas ações. Procedimentos Metodológicos: As estratégias adotadas para a execução da pesquisa foram realizadas por meio de métodos combinados: a) marco teórico, contendo os resultados da pesquisa bibliográfica; b) Análise dos perfis selecionados no Facebook; c) Análise dos dados por Análise de Redes Sociais; d) A análise das postagens; Resultados esperados: Os resultados da dissertação foram: 1) Analisar os resultados encontrados na pesquisar relacionadas a Fake Science  e COVID-19; 2) O uso da Análise de Redes Sócias para contribuir com o combate a desinformação dentro dos Serviços de Redes Sociais Online; 3) Analisar o impacto dos divulgadores científicos e sua penetrabilidade dentro das bolhas digitais.

Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo à Instituição - FABIO MOSSO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 13:00