Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA PATRICIA CORREA GARCIA

DISCENTE: MARA PATRICIA CORREA GARCIA
DATA: 30/09/2022

DADOS ABERTOS DE PESQUISA: ESTUDO DE CASO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

dados de pesquisa; compartilhamento de dados; ciência aberta.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

Discute os dados abertos de pesquisa no que se refere às divulgações das produções científicas dos três Programas de Pós-Graduação em Saúde da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que são: Ciências da Saúde, Ciências Farmacêuticas e Inovação Farmacêuticas. O objetivo central da pesquisa consiste em investigar as percepções e práticas de compartilhamento de dados de pesquisas de programas de pós-graduação em saúde da UNIFAP, sendo os objetivos específicos: a)        Identificar as percepções dos docentes permanentes dos programas de pós-graduação em saúde da UNIFAP sobre compartilhamento de dados de pesquisa;  b) Mapear as práticas de compartilhamento de dados de pesquisa;  c) Apresentar o panorama das percepções e práticas por área do conhecimento/programas. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa, por meio de um estudo de caso, com escopo investigativo quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa, tendo a UNIFAP como locus da pesquisa, sendo previsto o uso de questionário e entrevista. Espera-se que os resultados apontem as percepções e práticas de compartilhamento de dados para melhoria desse processo na universidade estudada.

Externo à Instituição - CÉLIA REGINA SIMONETTI BARBALHO
Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - WASHINGTON LUÍS RIBEIRO DE CARVALHO SEGUNDO