Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ROBERTA PINHEIRO MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ROBERTA PINHEIRO MOURA
DATA: 15/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala IP11A - PPGCI/ICSA
TÍTULO:

ECOSSISTEMA DA DESINFORMAÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ecossistema da informação; Ecossistema da desinformação; Informação arquivística; Competência em informação; Competência Midiática; Competência Crítica em Informação.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO:

Esta pesquisa tem como ponto de partida os estudos inerentes ao Ecossistema da Informação, temática desenvolvida no escopo da arquitetura da informação em sistemas, atreladas a ideia de organização de espaços informacionais, que possibilitam acesso rápido a variados temas, dispostos em formatos digitais. Na atualidade, onde o desenvolvimento e o uso de tecnologias têm avançado, e a disseminação de informações falsas e de cunho duvidoso vem ganhando espaço em ecossistemas digitais, principalmente após o início da pandemia do COVID-19, aumentaram os questionamentos quanto à confiabilidade e autenticidade das informações que estão sendo acessadas e disseminadas na sociedade. A presente proposta visa relacionar a estrutura e as característica do Ecossistema da Desinformação com  a Informação Arquivística, atrelada a estudos da Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Critica em Informação, a partir da seguinte indagação: qual a relação entre o Ecossistema da Desinformação com a Informação Arquivística e quais as contribuições da tríade Competência em Informação - Competência Midiática - Competência Critica em Informação, nesse cenário?  Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: investigar possíveis relações entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, com o intuito de indicar a referida tríade como solução viável para reduzir possíveis danos e/ou impactos. Como metodologia será realizado um levantamento bibliográfico, seguido da aplicação de Revisão Bibliográfica Sistemática. Os dados coletados serão processados pelo software Wordart, apresentados em uma nuvem de palavras e analisados por meio de Análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2301786 - RENATA LIRA FURTADO
Interno - 1226596 - MONICA TENAGLIA
Externo à Instituição - Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola
Externo à Instituição - RENATO CRIVELLI DUARTE
Notícia cadastrada em: 15/06/2022 10:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2