PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: RINALDO BARRAL SOUZA

DISCENTE: RINALDO BARRAL SOUZA
DATA: 25/11/2021
LOCAL: Google meet

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DESTINADO AO TREINAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Meio ambiente, lúdico, metodologias ativas

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O trabalho aqui apresentado é destina-se a construção de uma cartilha digital acerca da educação ambiental, desenvolvida e aplicada junto aos mestrandos do PROFBIO/UFPA, para ser utilizada nas aulas de ciências dos ensinos fundamental e médio com utilização de metodologia ativa, direcionada para a preservação da natureza e aquisição de conceitos como o desenvolvimento sustentável. Além disso, a cartilha também visa dinamizar o ensino em sala de aula, com atividades lúdicas associadas à musicalidade, jogos e aulas de campo. O produto final tem caráter investigativo no cenário científico, com inserção de questionários, curiosidades, figuras e paródias cujas letras farão referência a assuntos específicos ministrados nas turmas com aprendizado dinâmico, tornando mais aprazível a estadia em sala de aula, resultando em um aprendizado tão significativo quanto o ensinar A cartilha, portanto, apresenta atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, produção de materiais locais, e qualquer outra atividade que conduza os alunos a serem reconhecidos como agentes ativos no processo que norteia a política ambientalista.

Interno - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Presidente - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Externo ao Programa - 2871574 - FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS MELO
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO