PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENE PIMENTEL TAVARES LIMA

DISCENTE: MILENE PIMENTEL TAVARES LIMA
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Google meet

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA: PLANEJANDO UM PODCAST PARA O ENSINO DE PARASITOSES INTESTINAIS

tecnologias da informação e comunicação, ensino investigativo, parasitologia, saúde ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

As parasitoses são infecções causadas por diferentes grupos de microrganismos, tais como protozoários e helmintos. Estas doenças acometem grande parte das populações humanas, principalmente em países tropicais e subtropicais, em condições de maior vulnerabilidade socioeconômica. Em virtude de sua prevalência, das características da relação hospedeiro-parasita e sintomas clínicos manifestados em humanos, as parasitoses constituem um tema com grande potencial a ser explorado principalmente quando pensamos em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, onde o acesso à água potável e saneamento básico é precário. A partir da contextualização da relação parasito-hospedeiro e saúde ambiental, propõe-se problematizar as situações de risco para as parasitoses intestinais, explorando formas de veiculação e profilaxia, a fim de garantir a qualidade de vida dos possíveis hospedeiros, ou seja, a comunidade em geral. As questões problematizadoras serão trabalhadas em uma sequência didática investigativa que prioriza o protagonismo dos/as estudantes que produzirão conteúdo informativo/educativo por meio de Podcasts, mídias digitais que funcionam como importante meio de veiculação de informações e que podem ser reproduzidas em qualquer aparelho com capacidade de leitura de arquivos de áudio. O uso dos podcasts para fins educacionais tem sido aplicado em diversas áreas do conhecimento, com especial destaque para o ensino inclusivo. O contexto pandêmico e o ensino remoto, tornaram o uso dessa mídia ainda mais importante, muitas vezes funcionando como meio principal de disponibilização de conteúdo aos discentes pelos docentes.

Presidente - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Externo ao Programa - 3333775 - SUED SILVA DE OLIVEIRA