PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: THAISE DA SILVA SOUZA

DISCENTE: THAISE DA SILVA SOUZA
DATA: 12/07/2021
LOCAL: Google meet

ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA: Sequência didática para o Ensino Médio

Sequencias Didáticas, Ensino Investigativo, Aprendizagem em Ecologia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O presente trabalho tem como objetivo estruturar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) para promover a aprendizagem de conceitos e relações socioambientais em Ecologia, entre estudantes do ensino médio.  A metodologia de produção didática se organizou nas seguintes etapas: levantamento bibliográfico; apropriação das características do Ensino Investigativo (EI); definição da estrutura da Sequência Didática Investigativa, seleção e organização de conteúdos de Ecología, materiais, estratégias e encadeamento de eventos didáticos da SDI de ecología problematizando um contexto real de impacto ambiental. A SDI aqui apresentada foi construída com base no modelo do ciclo investigativo sugerido por Pedaste et al (2015) para o Ensino por Investigação e configurada para o nível de investigação estruturada, conforme propõem Banchi e Bell (2008). Utilizamos o contexto científico do desastre socioambiental causado pelo rompimento de uma barragem de minério na cidade de Mariana (MG), ocorrido em 05 de novembro de 2015, para abordar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais ligados à Ecologia (conceitos básicos, poluição da água e do solo, fragmentação do hábitat, problemáticas ambientais, políticas e sociais impostas à população daquele municipio mineiro). Devido este trabalho ter sido desenvolvido durante o período de pandemia da Covid19 não foi possível planejar e desenvolver uma metodologia de pesquisa de validação, tanto para experimentar o desenvolvimento da SDI em situação prática na escola quanto para discutir suas qualidades e limites no processo de aprendizagem dos alunos. Em termos conclusivos, podemos destacar que o processo de estruração de um modelo de SDI capaz de potencializar a aprendizagem científica de estudantes do ensino médio tende a demandar do professor tanto o domínio do conteúdo de ecologia quanto a compreensão das relações econômicas, políticas e sociais presentes em problemáticas ambientais do mundo real. Essa compreensão docente é de fundamental importância para que o professor possa escolher recursos e estratégias que forneçam ajuda pedagógica para os estudantes pensarem hipóteses e mecanismos de solução para os problemas apresentados, desenvolvendo sua capacidade investigativa e compreensiva das relações entre ciência e sociedade. Por sua vez, o planejamento de uma sequência didática investigativa, com foco no Ensino de Ecologia, exige esforços para conceber e planejar etapas de um processo educativo que ajude os alunos entenderem conceitos próprios da Ecologia e, para além disso, da natureza da Ciência e das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

Externo à Instituição - HILTON MARCELO LIMA DE SOUZA
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1780075 - ROSEANE DO SOCORRO DA SILVA MATOS FERNANDES
Presidente - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO