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Banca de DEFESA: CAMILA MARREIRA PACÍFICO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA MARREIRA PACÍFICO
DATA: 17/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA DE BIOÉTICA EM GENÉTICA:

 Temas e dilemas no Ensino de Biologia


PALAVRAS-CHAVES:

Bioética; Sequência Didática investigativa; Ensino Investigativo. Ensino Médio. Genética


PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O presente trabalho consiste na elaboração de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) para o ensino de Bioéticaem Genética, no contexto dos conteúdos de Biologia para o ensino médio. O objetivo é promover o ensino de bioética por meio de recursos e estratégias variadas, com base no ensino investigativo. A abordagem metodológica escolhida para trabalhar este tema foi a abordagem investigativa, a qual deu origem ao produto intitulado: ENSINO DE BIOÉTICA EM GENÉTICA: Sequência Didática Investigativa para o Ensino Médio. Em termos finais, não conclusivos, pode-se perceber que alguns passos são fundamentais para a elaboração de um produto com foco num processo de ensino e de aprendizagem para o contexto dos estudos em Biologia, tais como: Conhecer as características de uma SDI, por meio de levantamento bibliográfico; definir os aspectos do ensino investigativo que seriam contemplados na SDI e a escolha dos temas a serem abordados na SDI. Além disso, a estruturação de uma SD implica que cada momento e as etapas de uma SDI devem estar devidamente apresentados no formato de orientação para o professor, explicitando objetivos pretendidos, a duração das atividades, o local de realização das mesmas, os recursos materiais, didáticos e metodológicos necessários, a metodologia aplicada e a proposta de avaliação. O ensino investigativo deve ser o eixo estruturante da SD, razão pela qual cabe definir características comuns na literatura, tais como: escolha do objeto de estudo e problematização, expressão de ideias prévias dos alunos e projeção de hipóteses, construção e comunicação de novas informações produzidas pelos alunos e, finalmente, expressão e comunicação científica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HILTON MARCELO LIMA DE SOUZA
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Presidente - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Externo ao Programa - 3333775 - SUED SILVA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/12/2020 10:04
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