PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: VENICIUS LANOA FAGUNDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VENICIUS LANOA FAGUNDES
DATA: 14/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

MAPA TEMÁTICO COM QR CODES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA


PALAVRAS-CHAVES:

Mapa, Qr codes, Ensino de evolução humana, Tecnologias.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O presente trabalho consiste no desenvolvimento e na pesquisa de validação de um produto
educacional configurado como um ‘Mapa da Evolução Humana com QR Codes’’ que
utiliza os códigos de resposta rápida, os Qr Codes, para promover a aprendizagem da
evolução humana, sua origem e dispersão a partir do continente africano, situado como lugar
da origem comum de toda a espécie humana. O contexto da pesquisa é o ensino de biologia
na educação básica, o locus está situado na Universidade Federal do Pará, no município de
Belém e os participantes são docentes-pesquisadores com experiência na formação de
professores de biologia na UFPA, que formarão um painel de especialistas. A metodologia
deste trabalho está configurada em duas etapas: 1. Elaboração do produto educacional: mapa
da origem e dispersão humana com Qr Codes e, 2. Pesquisa de Validação sobre o
desempenho do produto para a aprendizagem sobre evolução humana. Para a elaboração do
produto, foram utilizadas as ferramentas Canva e Paint 3D para a criação do mapa, dos QR
codes e dos PDFs, gratuitamente disponíveis na internet. A pesquisa de validação é de
natureza qualitativa, a coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line. As
informações obtidas foram organizadas em 2 categorias de análise: Aspectos positivos que
qualificam o produto educacional e aspectos que necessitam de adequações. Os resultados
mostraram que o produto tem avaliação positiva em muitos aspectos técnicos e pedagógicos
tais como a forma alternativa de abordar o tema da evolução humana e a linguagem clara e
objetiva, mas mostrou necessidade de adequações em alguns aspectos tais como a adequação
à norma culta da língua e o uso de questões problemas como mobilizadores de
conhecimento. No geral o produto foi avaliado como positivo para o objetivo da
aprendizagem sobre evolução humana.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Presidente - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Externo ao Programa - 3333775 - SUED SILVA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 14/12/2020 07:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1