PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: NILTON CLEBER MELO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILTON CLEBER MELO DO NASCIMENTO
DATA: 12/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

cegueira botânica; espaços não-formais de ensino; videoaulas.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO:

O ensino por investigação surgiu como alternativa às aulas tradicionais, onde o professor é a única fonte de conhecimento. Nesse contexto, a sala de aula invertida (flipped classroom) é considerada uma inovação no processo de aprendizagem, onde a ideia é que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual, e, ao chegar na sala presencial, ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A sala de aula invertida cria condições de se ter uma participação mais ativa dos alunos, implicando em uma mudança da prática e do desenvolvimento de estratégias que garantam a organização de um aprendizado mais interativo e intimamente ligado a situações reais dos estudantes. Esse tipo de mudança mostra-se essencial e urgente no ensino de botânica, uma vez que mesmo desfrutando de uma série de benefícios gerados pelas plantas, poucos conhecem a extensão dos recursos apropriados desses seres. Mostra-se necessária uma melhor compreensão, por parte dos alunos, da importância das plantas em seu cotidiano. Contudo, muitos estudantes e professores consideram o ensino da botânica nos moldes tradicionais pouco atrativo ou até mesmo desestimulante. É objetivo do presente trabalho criar um guia metodológico aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino de botânica para o Ensino Médio. Nessa metodologia, serão utilizadas videoaulas produzidas em espaços verdes da cidade, estimulando os alunos ao reconhecimento da flora local e a identificação de suas características básicas. São esperadas alterações positivas no processo de ensino e aprendizagem e uma valorização da importância da botânica no cotidiano dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Interno - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Externo à Instituição - KÊNIO ERITHON CAVALCANTE
Presidente - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Notícia cadastrada em: 11/11/2020 05:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2