PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: ERICK JOSE DO SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICK JOSE DO SANTOS SILVA
DATA: 30/10/2020
HORA: 16:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

Histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de biologia: uma abordagem para aprendizagem ativa sobre doenças cardiovasculares


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias em quadrinhos. Doenças cardiovasculares. Metodologias ativas


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

A presente pesquisa compreende um estudo de validação de produto educacional concebido na forma de uma Estratégia Metodológica denominada Histórias em Quadrinhos (HQs) para o ensino de Biologia: uma abordagem para aprendizagem ativa sobre doenças cardiovasculares. Essa estratégia pretende ser instrumento orientador para professores de Biologia que planejam usar HQs em suas aulas, de modo a colaborar com a aprendizagem ativa dos estudantes. A abordagem de pesquisa empregada envolveu duas etapas, em que a primeira consistiu no desenvolvimento e construção da estratégia metodológica voltada para o ensino de doenças cardiovasculares por meio da construção de HQs e a segunda etapa contempla a pesquisa de validação, que foi realizada com professores de Biologia da educação básica. O critério de escolha dos sujeitos participantes da pesquisa (professores) foi que estivessem em formação continuada em nível de mestrado, voltado para o ensino de Biologia. Nesse sentido, participaram dessa pesquisa 16 (dezesseis) professores regularmente matriculados em duas turmas de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, em uma Universidade Pública Federal, no ano de 2020.  Para essa validação foi construído um questionário on-line utilizado durante a coleta de dados, que levou em consideração para a análise dois aspectos fundamentais: os aspectos técnicos e os aspectos pedagógicos. A partir da coleta de dados foi possível fazer a tabulação, realizar a análise e verificar as contribuições dessa estratégia para o ensino de Biologia, bem como identificar aspectos que precisam ser melhorados. Nesse sentido, a análise dos dados indicou que a estratégia metodológica apresentou boa aceitação pelos professores participantes da pesquisa e que, de um modo geral, está adequada para sua aplicação na educação básica, bem como indicou aspectos que podem ser melhorados, de forma a contribuir para uma melhor utilização nas escolas.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANE REGINA DO AMARAL DUARTE
Presidente - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA
Notícia cadastrada em: 30/10/2020 05:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1