PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: ROSICLEIDE ALVES MOTA

DISCENTE: ROSICLEIDE ALVES MOTA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: GOOGLE MEET

: Tirinhas de Quadrinhos: uma linguagem lúdica para a abordagem da temática socioambiental no ensino médio

Histórias em Quadrinhos, Impacto ambiental, Ensino investigativo, Amazônia Oriental.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O objetivo principal deste trabalho foi compreender como o uso de tirinhas no ensino médio pode despertar o interesse pela investigação científica, auxiliando na formação de estudantes críticos e cientes das etapas de uma pesquisa. Para isso, os estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Carlos Batista, localizada no Bairro "Quarenta Horas”, Município de Ananindeua-PA, participaram de uma atividade em campo no entorno do Rio Quarenta Horas, 950m distante da escola. Durante essa atividade os estudantes observaram o entorno do rio e sua condição em relação à paisagem, limpeza, assoreamento e comunidade do entorno, mediados pela professora que os desafiava com perguntas relativas ao hábitat, diversidade, relações ecológicas, entre outros conteúdos relacionados à educação ambiental. A socialização da prática ocorreria em aula posterior, porém devido à interrupção da atividade presencial na escola em função da pandemia de Covid-19, as discussões aconteceram de forma remota, assim como a construção das tirinhas de quadrinhos elaboradas pelos(as) estudantes abordando as questões levantadas durante a atividade de campo. A atividade investigativa é uma ação próxima à realidade do estudante, levando-o a refletir, discutir e construir seu conhecimento de forma significativa e ativa. A validação dessa atividade foi realizada utilizando um questionário denominado "Intrisic Motivation Inventory (IMI1)” como forma de quantificar a satisfação do estudante quanto à atividade. A partir desta experiência foi elaborada uma sequência didática, avaliada por professores do Ensino Médio quanto à pertinência e auxílio para sua prática educacional. Ao final, foi apresentado um relato de experiência sobre a atividade desenvolvida, comparando-a com o método tradicional utilizado pela professora da disciplina antes da aplicação deste trabalho.

Presidente - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Externo à Instituição - DÉBORA PEDROTTI MANSILLA
Interno - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Notícia cadastrada em: 29/10/2020 11:57