PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: GILBERTO CARDOSO BAHIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTO CARDOSO BAHIA
DATA: 28/10/2020
HORA: 16:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA COM O ARCO DE MAGUEREZ: UM EBOOK PARA PROFESSORES DESENVOLVIDO EM CONTEXTO AMAZÔNICO


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologia ativa, Problematização, Construtivismo


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
SUBÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A busca por novas práticas pedagógicas, que possam se aplicar ao ensino de biologia, vem ascendendo nos últimos tempos, sempre com o intuito de potencializar o processo ensino e aprendizado, a partir de dinâmicas metodológicas que possibilitem este enfoque. Nesta perspectiva, a pesquisa trouxe uma metodologia baseada no construtivismo: a Problematização, tendo como referência o “Arco de Maguerez”, que apresenta na sua didática, o enriquecimento do protagonismo discente, arraigada ao princípio investigativo retida em seu cerne pedagógico, além de consolidá-la como uma prática educacional que proporcione um pensamento crítico-reflexivo dos atores envolvidos no processo. Outrossim, buscamos neste contexto, apresentar uma estratégia pedagógica para o ensino de temas relacionados à realidade contextualizada da região Amazônica, presentes no conteúdo programático de biologia, como sensibilização socioambiental, recursos hídricos, saneamento básico, profilaxia de endemias, entre outros, que apresentem uma problemática científica e levem à construção de hipóteses e aplicações a realidade. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre possibilidades da metodologia da problematização estruturada pelo Arco de Maguerez no processo de qualificação no ensino de biologia, a partir da produção de um eBook destinado a docentes do ensino médio, que trabalhem esta temática dentro do assunto de ecologia e/ou educação ambiental. O produto contém o passo-a-passo para construção de sequências didáticas com a prática supracitada, que será validada após a análise e avaliação de professores de biologia que conduzem temas referentes a educação ambiental/ecologia. A pesquisa será quantitativa, com base na coleta e análise de dados de uma planilha que foi respondido por professores de biologia da educação básica e mestrandos do programa de Profbio/2018 e expresa em tabelas e gráficos. O critério de seleção dos sujeitos da pesquisa vinculou-se a condição de trabalharem com projetos de educação ambiental/suatentabilidade e/ou estivessem em serviço na educação básica, ou em formação continuada em nível de mestrado. Destes foram triados quinze participantes, tendo em vista trabalhos realizados com projetos de educação ambiental e sustentabilidade em suas instituições de ensino e mestrandos do programa de mestrado profissional em ensino de biologia/2018. Após validação o produto (eBook) estará disponível para consulta e execução.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HILTON MARCELO LIMA DE SOUZA
Presidente - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 27/10/2020 09:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2