PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: PETRONILA WANZELER RODRIGUES

DISCENTE: PETRONILA WANZELER RODRIGUES
DATA: 29/10/2020
LOCAL: GOOGLE MEET

O USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Ensino-Aprendizagem; Protagonismo; Laboratório Rotacional; Evolução dos seres vivos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino híbrido é uma forma de abordagem ativa com estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada, num mundo conectado e digital que se expressa através de modelos de ensino híbridos, com muitas possíveis combinações. A junção de metodologias ativas com modelos flexíveis traz contribuições importantes para o desenho de soluções atuais para os aprendizes de hoje. Neste sentido, associar a temática evolução dos seres vivos como Ciência integradora a essas metodologias proporcionam ao educando um papel de protagonista na aprendizagem, ampliando seu olhar no sentido de discutir problemas, vivenciar a tomada de decisão e desenvolver o raciocínio crítico analítico. Essas habilidades serão fundamentais para seu desempenho profissional e aproximam o processo ensino-aprendizagem do cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho é analisar o uso de estratégia do ensino híbrido como: laboratório rotacional como recurso de ensino-aprendizagem, estimulando o ensino investigativo em Biologia Evolutiva em uma turma do ensino médio da E.E.E.M. ACY DE JESUS NEVES DE BARROS, Marabá-PA, região norte brasileira avaliada com IDEB 2.9 em 2017. Os estudantes foram orientados a utilizar um aplicativo para aparelhos eletrônicos a partir da temática “evolução dos seres vivos”, além de desenvolverem atividades utilizando os modelos de ensino híbrido nesta temática. Este trabalho baseia-se em uma abordagem qualitativa. Foi desenvolvido um guia didático aos professores do ensino médio para aplicação do ensino híbrido (laboratório rotacional e sugestão de atividade no modelo rotação por estação), um aplicativo com o seu respectivo manual, e um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido.

Interno - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo à Instituição - LILIAN CASSIA BACICH MARTINS