PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: LUCIANA MONTEIRO DA COSTA

DISCENTE: LUCIANA MONTEIRO DA COSTA
DATA: 26/10/2020
LOCAL: GOOGLE MEET

PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ROBÓTICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM

água, alfabetização científica, biologia, educação básica, robô

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A água enquanto elemento importante para a manutenção da vida e do equilíbrio biológico é um tema complexo e que exige uma abordagem contextualizada e interdisciplinar por parte do professor. A conexão do conhecimento a situações reais e ao uso de tecnologias são exigências para a formação atual do estudante do Ensino Médio, ao mesmo tempo em que desafia a prática pedagógica. Assim como nos desafia a mudança de paradigma no ensino e na aprendizagem quando são propostas Metodologias Ativas de Aprendizagem inserindo o estudante no centro deste processo, de forma ativa e com reconhecidos ganhos em motivação e aprendizagem. O objetivo principal da pesquisa foi o de investigar e analisar a aplicabilidade de uma proposta pedagógica com uso da robótica educacional como ferramenta integradora e motivacional no estudo da ‘Água’, na promoção da Educação Ambiental com uma abordagem investigativa em um afluente do Rio Murucupi, situado no entorno da Escola Estadual Eduardo Angelim, no Município de Barcarena-PA, região norte brasileira, incluindo a produção e a validação de um Roteiro Didático para professores de Biologia do Ensino Médio. As atividades investigativas foram elaboradas buscando contribuir não somente com a prática docente, mas também para a interação social, motivação na construção do conhecimento e na resolução dos desafios, autonomia e comunicação, despertando o olhar dos estudantes para o entorno da escola. A metodologia da pesquisa foi realizada com base em abordagem quantitativa complementada por abordagem qualitativa. Partindo de uma visão integrada do ambiente e dos conhecimentos prévios compartilhados, os(as) estudantes foram desafiados(as) a propor soluções para a construção de um robô que serviu de apoio a eletrodos que medem a temperatura, a turbidez e o pH da água do Rio Murucupi e da escola. Apesar da rica e significativa experiência e também do aprendizado docente na implementação de práticas inovadoras, a falta de estrutura é apontada como um desafio ainda a ser superado. Os alunos demonstraram motivação nas atividades, a construção colaborativa e o compartilhamento da aprendizagem com a comunidade na Feira de Ciências constatando melhora na aprendizagem bem como na auto estima individual, e principalmente no reconhecimento da importância da educação ambiental e da água para a comunidade. Todas as etapas serviram para realizar na prática, a vivência de uma investigação científica e validar o Roteiro Didático elaborado a partir destas experiências com os(as) estudantes.

Interno - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Externo à Instituição - ANA JÚLIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS