PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: KLEBER SALES PEREIRA

DISCENTE: KLEBER SALES PEREIRA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: ICB-UFPA

CONFECÇÃO DE CATÁLOGOS ORGANOGRÁFICOS COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BOTÂNICO NO ENSINO MÉDIO

Botânica. Ensino por investigação. Catálogos Organográficos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

Diante dos desafios que persistem no ensino de Botânica no ensino médio, especialmente, na falta de aproximação dos discentes e professores com os conhecimentos sobre vegetais, torna evidente a necessidade de uma abordagem mais contextualizada, atrativa, criativa, problematizadora e voltada para a realidade dos alunos. Além disso, a participação ativa na construção de saberes significativos e que efetivamente contribuam para uma formação mais completa faz-se necessária. O público alvo desse projeto é composto por discentes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, sendo oportunizada vivência dentro de uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem, tornando esses aprendentes, agentes ativos na construção de saberes, valorizando a realidade vivenciada, contribuindo assim, para o desenvolvimento do raciocínio e senso crítico na resolução de problemas. Nesse contexto, a presente pesquisa de abordagem qualitativa, tem a finalidade de colaborar para a melhoria no processo ensino-aprendizagem de botânica, utilizando a metodologia de Ensino por Investigação, na construção participativa de catálogos organográficos (Morfologia externa das plantas) com inserção de imagens utilizando os smartphones, propiciando dessa forma, o envolvimento dos aprendentes, que atuam como protagonistas nessa ação/construção e valorizando os conhecimentos do cotidiano.  Para a produção e coleta de dados foi utilizada a técnica de questionários, aula de campo e laboratório, interações em grupos e observação participante, sendo, posteriormente, realizada a análise de conteúdos. Os resultados mostram que os alunos são carentes por aulas mais atraentes e envolventes, evidenciaram aula de campo e práticas em laboratório como as mais eficientes, pois elas promovem ensino contextualizado, constatou-se ainda, valorização das plantas, satisfação nas interações em grupos, promoção de autonomia e construção de conhecimentos botânicos, evidenciados, sobretudo, na confecção dos catálogos, mostrando a importância desse recurso didático como instrumento eficaz na construção de aprendizagem e modifica visão dos alunos sobre os vegetais.

Presidente - 2270621 - ROBERTA MACEDO CERQUEIRA
Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Externo ao Programa - 3333775 - SUED SILVA DE OLIVEIRA