PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: CARLOS ANDRÉ BEZERRA LEITE

DISCENTE: CARLOS ANDRÉ BEZERRA LEITE
DATA: 29/08/2019
LOCAL: ICB

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA

aprendizagem; ensino de biologia, jogo; metodologias ativas; roteiro de aulas

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

O ensino de Botânica sempre foi um assunto muito espinhoso para alunos e professores na Educação Básica. Os motivos dessa problemática são extremamente variados, incluindo a matéria descritiva; os vocábulos que não fazem parte do cotidiano do aluno; o distanciamento daquilo que é ensinado com aquilo que o aluno vê na sua realidade (“cegueira botânica”); o desinteresse por estudar os vegetais. Diante dessas dificuldades, é fundamental que professores que trabalham na biologia criem estratégias para que esse assunto possa se tornar mais atraente para alunos. Uma dessas estratégias é usar metodologias ativas para ensinar botânica, sendo a gamificação uma das mais interessantes. Nela, a sala de aula deve ser transformada em um ambiente de jogo, onde os alunos cumprem tarefas, passam de fase e ganham pontuações na execução dessas tarefas. O presente trabalho teve como objetivo produzir um roteiro de aulas baseado em gamificação para se trabalhar botânica no ensino de biologia com alunos do ensino médio. Para tanto, a gamificação foi aplicada aos alunos do 2o Ano da Escola Estadual Santana Marques. Nessa metodologia, os alunos de uma turma foram inseridos em um ambiente de jogo. Para isso, eles foram divididos em grupos e, durante as aulas, executaram uma série de tarefas que resultaram em recompensas, promovendo uma disputa com objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de botânica. Ao final da aplicação da gamificação, foi produzido um roteiro de aulas, que poderá ser usado por professores que trabalham na biologia. Esperamos que com a aplicação da gamificação, ocorra um maior interesse dos alunos pelas aulas de botânica e que esse roteiro de aulas ajude na melhoria do ensino de biologia.

Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO MACHADO DA ROCHA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Presidente - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN