PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: CHARLES MICHEL ELIAS DE OLIVEIRA

DISCENTE: CHARLES MICHEL ELIAS DE OLIVEIRA
DATA: 28/08/2019
LOCAL: ICB

Aplicação da Gamificação em abordagem a Bioquímica no Ensino de Biologia para alunos do ensino médio.

Ensino, Biologia e Gamificação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica

Atualmente temos uma clara divisão entre pessoas que participam das ocupações produtivas e beneficiam-se dos avanços propiciados pela tecnologia e aquelas que se encontram a margem delas. Sendo assim, temos a meta para este século de construir uma sociedade com possibilidade de vida harmoniosa e produtiva para todos. Nesse universo, pode-se destacar que a educação, passa a ter um grau de relevância, para que essa proposta seja atingida. Sendo assim, busca-se com urgência uma reorganização da Educação Básica, para que esta possa contribuir e dar conta dos desafios impostos pelos processos globais e pelas modificações sociais e culturais. Nesse âmbito, a área de ciências biológicas, o ensino de Biologia, assume um papel importante na construção dessa meta. Tentando contribuir com a melhoria desse quadro, uma possível ação para modificar tal contexto, é a utilização de metodologias ativas no ensino. O presente trabalho, propôs a adequação de uma metodologia já utilizada em outras áreas, chamada Gamificação, que consiste na utilização de estratégias de jogos para facilitar o ensino de Biologia. A metodologia foi aplicada em turmas de alunos do ensino médio da rede pública de ensino, no município de Belém, e o tema trabalhado foi o de Bioquímica. A aplicação da estratégia passou por etapas de validação por meio de questionários sobre motivação respondidos pelos alunos, análise qualitativa e quantitativa. Como resultado, a metodologia se mostrou como uma ferramenta prática e motivadora, contribuindo assim para com a formação dos educandos.

Presidente - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Externo ao Programa - 3558015 - DANIELLE COSTA CARRARA COUTO
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA