PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: JACKELYNE NORIKO KIKUCHI DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKELYNE NORIKO KIKUCHI DE FREITAS
DATA: 30/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

Aplicação de Elementos de Gamificação e Jogos Lúdicos no Ensino de Biologia.


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação, Ensino de biologia, Prática pedagógica


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A educação é um processo de constante readaptação, pois precisa se ajustar de acordo com as mudanças sociais, econômicas, culturais e políticas em que está inserida. Então, é importante que professores adotem práticas pedagógicas que permitam aproximar esse cotidiano do alunado a realidade da sala de aula, e é nesse contexto que se insere a Gamificação, uma estratégia de ensino a qual se utiliza elementos e metáforas originárias de vídeo games em ambiente não game. O objetivo deste trabalho foi investigar o desempenho motivacional da gamificação combinada ao uso de jogos no ensino de Biologia para o ensino médio, além de criar um modelo conceitual para o desenvolvimento da prática de gamificação através da criação de um guia, que poderá ser utilizado por professores que tiverem interesse em aplicar a Gamificação em sala de aula. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico que possibilitou compreender e definir a Gamificação, sua associação com jogos, e seu efeito no ensino-aprendizagem. Após determinação da prática, a metodologia foi aplicada em duas turmas, uma do primeiro ano do ensino regular e uma da primeira etapa do ensino para jovens e adultos (EJA) da rede estadual de ensino. A análise dos dados será realizada de maneira quantitativa e qualitativa, justificada pela necessidade de conhecer a opinião do discente sobre a metodologia. Como resultado observamos que a gamificação aumenta o interesse do aluno pela disciplina ministrada, além disso é uma estratégia didática que pode contribuir positivamente e significativamente afim de melhorar o rendimento dos alunos em biologia no primeiro ano do ensino médio e primeira etapa do EJA da rede pública de ensino no turno da noite.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Presidente - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Externo à Instituição - ROBERTO VILHENA DO ESPIRITO SANTO
Notícia cadastrada em: 19/08/2019 15:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1