PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: HERICTON JOÃO DA COSTA RAIOL

DISCENTE: HERICTON JOÃO DA COSTA RAIOL
DATA: 19/08/2019
LOCAL: ICB - UFPA

TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA: utilização de um e-book como instrumento pedagógico para o ensino dos Biomas Brasileiros

biomas brasileiros, Ensino de Biologia, ensino-aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Como introduzir a produção científica gerada na academia ao ensino de biologia em escolas públicas? E ao mesmo tempo, despertar o interesse dos alunos em uma época em que a velocidade da informação é incalculavelmente mais rápida que a produção e atualização do livro didático adotado pelas escolas? Em uma tentativa de investigar esses aspectos relevantes ao ensino-aprendizagem, objetivou-se utilizar a temática “biomas brasileiros” a partir da utilização de um e-book como recurso pedagógico. Para tanto, primeiramente, foi realizado um levantamento dos conceitos sobre biomas, biologia e conservação de espécies animais abordados nos livros-texto do Ensino Médio e, sobretudo, a forma como este conteúdo é disponibilizado aos alunos pelo livro didático. A segunda etapa da pesquisa envolveu a elaboração/construção de um livro digital (e-book) sobre os biomas brasileiros, com uma nova proposta de apresentação do conteúdo relacionado a esta temática, de forma contextualizada com pesquisas científicas recentes, procurando integrar conhecimentos sobre biologia, ecologia e conservação de espécies animais características da fauna brasileira. O conteúdo proposto e a sua forma de apresentação foram elaborados a partir da análise realizada na primeira etapa da pesquisa, com o intuito de complementar as lacunas consideradas no livro didático de Biologia adotado em uma turma do 2º ano da Escola Estadual Presidente Kennedy. A escola localiza-se na Zona Costeira do Norte do Brasil sem avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A aula de aplicação do e-book foi sistematizada em 90’ através de uma orientação didática dividida em: Brainstorming (15’), Socialização/Leitura/Manuseio do e-book em grupo (20’), Socialização no Mapa (35’) e Correção/aplicação do questionário (20’). A proposta do livro digital gratuito tem por finalidade aproximar os recursos digitais no contexto educacional e convívio escolar, tendo em vista as novas tecnologias integrarem o cotidiano da maioria dos nossos estudantes. Após a utilização do livro digital em sala de aula, foram levantadas informações sobre o seu uso, através da análise textual utilizando o Software Iramuteq. Também foi avaliada a importância do seu uso por meio da aplicação de questionários direcionados aos alunos, com o objetivo de validar o conteúdo deste instrumento (livro digital) para o processo de ensino-aprendizagem dos biomas brasileiros em escolas de Ensino Médio da Rede Estadual.

Presidente - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Externo à Instituição - MARCELO VALENTE DE SOUZA
Interno - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Notícia cadastrada em: 17/08/2019 18:34