PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: NATANAEL CHARLES DA SILVA

DISCENTE: NATANAEL CHARLES DA SILVA
DATA: 26/06/2019
LOCAL: ICB - Prédio anexo - SAT 6

Uso de tecnologia assistiva em coleções zoológicas para aprendizado prático no ensino de zoologia”

Educação inclusiva, Coleções Zoológicas,
Tecnologias Assistivas, deficiência visual e deficiência auditiva

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A constituição de 1988 estabelece que a educação é um direito de todos e que o ensino será ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Diante desta premissa, o presente trabalho fundamentou-se no questionamento sobre como o uso de tecnologias assistivas pode facilitar o aprendizado de pessoas com deficiência visual e auditiva em aulas práticas sobre morfologia e estrutura de animais? Assim sendo, o principal objetivo deste estudo foi a elaboração de um instrumento que viabilizasse descrições técnicas básicas sobre alguns grupos animais depositados em coleções didáticas de zoologia. O resultado desta iniciativa foi o desenvolvimento de uma ferramenta de aprendizagem para alunos com deficiência visual e/ou auditiva na forma de um livro, cujas informações foram adaptadas por meio das seguintes estratégias: Braille, QR Code, impressão em relevo e ao final do livro encontra-se disponível um CD com audiodescrição do conteúdo completo do mesmo. Para tanto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campi Abaetetuba e Tucuruí, disponibilizou materiais e equipamentos de elaboração, tradutor, bem como os acervos didáticos de invertebrados e vertebrados conservados em meio úmido e seco. Por conseguinte, foi aplicado questionário avaliativo junto a 10 (seis) estudantes do ensino médio e com necessidades especiais, sendo 6 deficientes visuais e 4 auditivos, visando a obtenção de dados quantitativo e qualitativo para a análise de eficiência do livro. Com o questionário de perguntas objetivas foi observado que Pela análise das partes foi possível ter uma excelente noção do funcionamento deste produto no ensino de zoologia para cegos e surdos e com isso, deficientes visuais e auditivos terão acesso ao conteúdo da coleção zoológica e poderão desfrutar do seu conhecimento oferecido de forma equivalente aos demais discentes da turma.

Presidente - 462.794.072-68 - FERNANDA ATANAENA GONCALVES DE ANDRADE - IFPA
Externo à Instituição - HELANE SUZIA SILVA DOS SANTOS
Interno - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA