PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO REIS DA SILVA

DISCENTE: FABIANO REIS DA SILVA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB

ENSINO DE ARTRÓPODES UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

Alunos, aplicativo, aumentada, escola, professores, realidade, Arthropoda.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

As Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes no dia a dia dos alunos que estão crescendo e vivendo em ambientes ricos em recursos multimídia e, nesse sentido, a escola deve ser um espaço de uso e incentivo desses recursos durante a aprendizagem. O uso da  Realidade Aumentada (RA) permite a captura da imagem por meio de uma câmera de um computador desktop e notebook ou até mesmo de um dispositivo móvel como tablets e celulares, que ao identificar o código previamente configurado (marcador) a imagem virtual sobrepõe ao marcador do dispositivo de saída (monitor de vídeo, Datashow, tela do dispositivo móvel). Nesse projeto de mestrado é apresentado como proposta a criação do aplicativo AR3D de RA para dispositivos móveis, vinculada a  uma metodologia de aplicação que será validada por 17 professores de ensino médio que são vinculados ao ProfBio Pará, os quais farão testes  para sugestão das possibilidades do uso  do aplicativo  como recurso pedagógico complementar para o ensino de biologia, referente ao estudo das características morfológicas das classes do filo Arthropoda.

Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Presidente - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA