PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLES MICHEL ELIAS DE OLIVEIRA

DISCENTE: CHARLES MICHEL ELIAS DE OLIVEIRA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: MAT-05 (Sala do pavilhão de anatomia, andar térreo ICB)

APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO EM ABORDAGEM A BIOTECNOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Ensino, Biologia e Gamificação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica

Atualmente percebemos uma clara separação entre os indivíduos que são beneficiados pelos avanços tecnológicos e aqueles que não estão inseridos nesse meio. Contudo, hoje percebemos a necessidade desse ambiente de socialização, para que ocorra um enriquecimento da visão de mundo dos sujeitos. Sendo, assim a educação ganha um valor de destaque. O ensino de Biologia ainda hoje está organizado em um modelo baseado na aprendizagem tradicional, que para a realidade do ensino atual, mostra-se ineficiente. Logo, percebemos a necessidade de uma profunda reflexão acerca do tema. Nesse sentido, as atividades lúdicas, representam uma das alternativas viáveis e interessantes para aprimorar as relações entre professor – aluno – conhecimento. Para se inserir nesse contexto atual, a prática de ensino, deve estar pautada em metodologias criativas e motivadoras. Para gerar um modelo ativo de ensino, propomos a inserção da metodologia ativa chamada Gamificação. Esse modelo está centrado em uma proposta que se utiliza de elementos da mecânica de games, utilizando-se de motivadores intrínsecos e extrínsecos.

Presidente - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo ao Programa - 891.831.852-91 - LEILIANE SOUZA DA SILVA - UFPA
Interno - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO