PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANDRÉ BEZERRA LEITE

DISCENTE: CARLOS ANDRÉ BEZERRA LEITE
DATA: 29/08/2018
LOCAL: MAT-01 (Sala do pavilhão de anatomia, andar térreo ICB)

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA

aprendizagem; cegueira botânica; jogo; metodologias ativas; sequência didática.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

O ensino de botânica sempre foi um assunto muito espinhoso para alunos e professores na educação básica. Os motivos dessa problemática são extremamente variados, incluindo a matéria descritiva; os vocábulos que não fazem parte do cotidiano do aluno; o distanciamento daquilo que é ensinado com aquilo que o aluno vê na sua realidade (“cegueira botânica”); o desinteresse por estudar os vegetais. Diante dessas dificuldades, é fundamental que professores que trabalham na educação básica criem estratégias para que esse assunto possa se tornar mais atraente para alunos. Uma dessas estratégias é usar metodologias ativas para ensinar botânica, sendo a gamificação uma das metodologias ativas mais interessantes, onde a sala de aula deve ser transformada em um ambiente de jogo, onde os alunos cumprem tarefas, passam de fase e ganham pontuações na execução dessas tarefas. O presente trabalho tem como objetivo produzir uma sequência didática baseada em gamificação para se trabalhar botânica no ensino de biologia com alunos do ensino médio. Para tanto, iremos avaliar a aplicação da gamificação no ensino de botânica com alunos do 3Ano da escola Visconde de Souza Franco, levando em consideração os aspectos positivos e negativos. Nessa metodologia, os alunos de uma turma serão inseridos num ambiente de jogo. Para isso, eles serão divididos em grupos e, durante as aulas, irão executar uma série de tarefas que resultarão em recompensas, promovendo uma disputa que poderá aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de botânica. Ao final da aplicação da gamificação, será produzida uma sequência didática, que posteriormente poderá ser usada por professores de biologia que trabalham na educação básica. Esperamos quem com a aplicação da gamificação, ocorra um maior interesse dos alunos pelas aulas de botânica e que essa sequência didática ajude na melhoria do ensino de biologia na educação básica.

Externo ao Programa - 1834768 - FRANCE FRAIHA MARTINS
Interno - 2270621 - ROBERTA MACEDO CERQUEIRA
Presidente - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA