PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANY LOBATO VIANA

DISCENTE: LILIANY LOBATO VIANA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO ENSINO DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLOGICAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS, ABAETETUBA-PA

PBL, aplicabilidade, eficácia, ensino de biologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou PBL) é uma metodologia de ensino centrada nos alunos, em que lhes estimula e motiva a aprenderem conhecimentos novos resolvendo problemas referentes aos conteúdos curriculares. A metodologia PBL tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. O objetivo deste estudo será avaliar a aplicabilidade e a eficácia de um tutorial, sobre o uso da Metodologia Baseada em Problemas no processo de ensino aprendizagem de biologia em escolas públicas. Esta pesquisa procurará implementar por meio de um tutorial a metodologia do PBL no ensino médio na disciplina de biologia, em duas escolas públicas, sendo uma de periferia e outra rural, onde os índices de evasão, reprovação e desinteresse dos alunos pelo estudo é grande. Tendo ao final do semestre a avaliação da aplicação desta metodologia avaliada tanto pela professora quanto pelos alunos. Espera-se, ao final, obter uma análise qualitativa dos pontos negativos e positivos da metodologia PBL, levando sempre em consideração o fator motivacional, a estrutura disponibilizada e a adaptação e o interesse dos alunos à essa metodologia.

Presidente - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Interno - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA