PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER SALES PEREIRA

DISCENTE: KLEBER SALES PEREIRA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: MAT-01 (Sala do pavilhão de anatomia, andar térreo ICB)

A FAMÍLIA ARECACEAE COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BOTÂNICO NO ENSINO MÉDIO

Botânica, Contextualizada, Catálogos Organográficos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

O ensino de Botânica necessita de uma abordagem mais contextualizada, atrativa, criativa, problematizadora e voltada para a realidade dos alunos, com possibilidades de participação ativa na construção de saberes significativos e que efetivamente contribuam para uma formação mais completa. O presente projeto tem a finalidade de contribuir para a melhoria no processo ensino-aprendizagem de botânica, utilizando a metodologia de Ensino por Investigação, na construção participativa de catálogos organográficos, contemplando o envolvimento dos aprendentes em todas as etapas, como protagonista nessa ação/construção e valorizando os conhecimentos do cotidiano. O público alvo desse projeto é composto por discentes do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão na cidade de Buriticupu no Estado do Maranhão, sendo oportunizada vivência dentro uma nova perspectiva de ensino- aprendizagem, tornando esses aprendentes agentes ativos na construção de saberes, valorizando a realidade vivenciada no cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio e senso crítico na resolução de problemas.

Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Externo ao Programa - 1834768 - FRANCE FRAIHA MARTINS
Presidente - 2270621 - ROBERTA MACEDO CERQUEIRA
Interno - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN