PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: ANA CARLA GOMES CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CARLA GOMES CASTRO
DATA: 26/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Cladograma; Educação Básica; Ensino investigativo; Metodologia ativa. 


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A evolução dos seres vivos é o tema central e norteador do pensamento biológico, sendo fundamental ser trabalhado no ensino médio como eixo estruturado das demais áreas da biologia. Esse trabalho teve como objetivo elaborar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com conceitos-chave em evolução biológica e discutir sobre as contribuições do ensino por investigação dentro dessa temática na formação do pensamento crítico dos estudantes. A SDI é voltada aos professores d                a    educação básica e poderá ser aplicada em turmas de 2° ou 3° anos do Ensino Médio, pois será distribuída de forma gratuita. A proposta tem como base a abordagem investigativa para que os docentes diversifiquem as suas             estratégias de ensino para despertar a curiosidade e a criatividade dos estudantes, orientando-os a pesquisarem novas metodologias, bem como incentivar a promoção de atividades experimentais que possam estimular e ajudar na compreensão dos conceitos e no entendimento do fazer científico, especialmente nas relações evolutivas entre grupos biológicos baseadas na alteração de seus caracteres através do tempo. A validação da SDI foi realizada por profissionais da educação básica e do magistério superior, bem como foi utilizada em sala de aula com uma turma do 3° ano do Ensino Médio em uma escola na região norte brasileira. Os resultados foram surpreendentes no sentido de atestar a grande dificuldade dos estudantes na compreensão da evolução biológica enquanto ciência, bem como dos conceitos relacionados, especialmente da mudança dos caracteres ao longo do tempo, da variabilidade e das relações de parentesco entre seres vivos. Enquanto docente da rede pública, o trabalho foi desafiador e marcante, estimulando a mudança na prática educativa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Externo à Instituição - MARIA ISABEL PINTO FERREIRA LANDIM
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 15:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1